Início » Acabe de uma vez com as manchas nos vidros e superfícies espelhadas
Limpeza Profissional

Acabe de uma vez com as manchas nos vidros e superfícies espelhadas

Rafael Sócio Diretor da Profline Higiene

3 maio, 2022
Tempo de leitura: 8 minutos

Presença constante em ambientes elegantes, os vidros e as superfícies espelhadas imprimem sofisticação à decoração. Porém, pode ser um verdadeiro desafio mantê-los limpos e sem manchas.  

No entanto, sem a limpeza constante, a superfície espelhada que deveria ser um toque de elegância, pode realmente depor contra o ambiente se estiver cheia de manchas. Dessa forma, vale a pena entender como realizar esse processo de limpeza de forma profissional e prática.

Neste artigo, você vai entender melhor quais são as principais sujidades que causam manchas em vidros e espelhos, além de conhecer três ferramentas profissionais usadas pelas equipes de limpeza de grandes empresas, que tornam bem mais simples e eficientes  a tarefa de higienização de vidros e espelhos.

O que causa as manchas em vidros e superfícies espelhadas?

A sujidade mais comum nos vidros e espelhos é a poeira. Porém, superfícies como box de banheiros, ou cozinhas podem apresentar manchas provenientes de gordura. Nesses dois casos, estamos falando de manchas que podem ser facilmente removidas, como vou te mostrar mais a frente.

No entanto, existem algumas manchas impossíveis de serem recuperadas. E essas, podem surgir por causa de produtos de limpeza inadequados que danificam a superfície. Ou seja, dependendo do processo que está sendo realizado, o efeito é contrário e o vidro ou espelho pode ficar comprometido para sempre.

Como isso acontece?  

O que transforma vidros e espelhos é uma fina camada de prata. No entanto, quando a camada de proteção que envolve a prata é removida, ela entra em contato com o oxigênio. Esse processo é o que causa manchas irreversíveis em espelhos. 

Produtos com amoníaco, água sanitária ou cloro são prejudiciais ao espelho. Ou seja, fazendo a limpeza com esses produtos, você pode obter o efeito reverso. O uso de saponáceos e produtos de limpeza à base de solventes também pode deixar os vidros manchados.

Posso usar truques caseiros na limpeza profissional?

O que não falta na internet são listas de dicas e truques caseiros para a limpeza de vidros e espelhos. Porém, vamos analisar: Será que essas dicas funcionam? E se funcionam, será que se aplicam aos processos de limpeza profissional de uma empresa?

Você já imaginou uma parede espelhada em uma academia ser limpa com vinagre? Pode até funcionar nas janelas de casa. Mas, dentro de um ambiente empresarial, impregnar o ar com odor de vinagre pode não ser uma boa ideia.

Algumas dicas caseiras como secar o vidro com jornal, são totalmente inviáveis. Primeiro porque jornais impressos estão em extinção, segundo que, dependendo do vidro ou do produto usado, a tinta do jornal pode se desprender.

Guarde esse mantra: Limpeza profissional não se faz com produtos ou dicas caseiras!

3 itens para a limpeza profissional de vidros e espelhos que toda a empresa deveria ter.

Para remover a poeira:

Só quem já teve a limpeza de vidros como tarefa, sabe o quanto os fiapos de tecido deixados por flanelas e panos de algodão podem deixar fiapos difíceis de tirar, após a secagem do vidro (por isso, muitos apelam para a secagem com jornais).

Para acabar de vez com esse problema, troque definitivamente os seus paninhos de algodão por panos ou refis de microfibra. Sim, a microfibra é top! A microfibra é vida!

Inclusive fizemos um artigo só para falar dela aqui no blog.

Além de não deixar resíduos no vidro, a microfibra com as suas cerdas mais ásperas, capta todo o tipo de poeira, retirando a sujidade por completo.

Indicamos o modelo da TTS, fabricante de equipamentos profissionais e presente em 80 países no mundo pela sua durabilidade que evita deixar o pano microfibra com aspecto de velho.

Para remover a gordura:

Depois da poeira, a gordura é a grande vilã da sujeira nos vidros e espelhos, principalmente em cozinhas e box de banheiros. Para remover esse tipo de sujidade, nossa indicação é o queridinho da limpeza: o Clean by Peroxy da Spartan. 

Esse produto não leva o título de queridinho atoa. Além de ter a sua fórmula desenvolvida à base de peróxido de hidrogênio (que não causa danos aos vidros e espelhos), esse produto é multifuncional. Ele age como um limpador multiuso que desinfeta, limpa, desengordura e odoriza. Ou seja, completo para limpeza de vários tipos de sujidades e superfícies.

Sempre reforçamos aqui no blog, que não há necessidade de contar com um produto para cada tipo de limpeza, quando há um produto multifuncional à disposição. Como o Clean by Peroxy é um produto de alto rendimento, ele pode resolver não só a limpeza dos vidros, mas também a de pisos, azulejos e outros de forma eficiente.

Para realizar a limpeza: 

Esqueça aquela velha fórmula: passar o paninho seco, passar o pano úmido, limpar o pano, torcer o pano, passar de novo no vidro para secar ( e ainda terminar com um jornal velho). Ajude a sua equipe de limpeza a te ajudar!

Com o equipamento certo, o processo de limpeza de vidros fica muito mais ágil e rápido, sem comprometer a eficiência da limpeza e otimizando o tempo da equipe.

O Clean Glass, da TTS, é um equipamento manual de limpeza de vidros, sem esforço, que torna o processo de limpeza muito mais rápido. Esse equipamento é um suporte com refil de microfibra. Seu formato retangular alcança um espaço maior a cada passada, além disso, ele possui uma espátula para retirar sujidades mais grossas que podem ter contato com o vidro.

Utilizando o Clean Glass, em conjunto com um produto de limpeza como o Clean by Peroxy, (que pode ser borrifado na superfície de microfibra) é possível garantir uma limpeza que a limpeza dos vidros seja rápida, eficiente e com um consumo muito menor de água.

O Rafael Thomé, CEO da Profline Higiene, fez um vídeo para o canal Higiene em Foco, demonstrando o quanto o uso do Clean Glass é prático.

Como adquirir os produtos e equipamentos corretos para limpar vidros

Aqui na Profline Higiene, ajudamos empresas na região de São Paulo a melhorarem os seus processos de limpeza e higiene. Por isso trabalhamos com os melhores produtos, que garantam não só um ambiente mais limpo, como facilitam o trabalho dos profissionais de limpeza e geram diminuição de desperdícios para as empresas. Assim, como o Clean by Peroxy da Spartan e o Clean Glass da TTS.

Converse com a nossa equipe! Nossos consultores passam por treinamentos constantes para se tornarem verdadeiros especialistas em limpeza profissional e ajudarem as empresas nas melhores soluções.

Categorias

Faça o download de materiais que auxiliam a educar a sua equipe e a evitar o desperdício