Início » Aprendendo a limpar azulejo encardido de banheiro de forma profissional.
Dicas

Aprendendo a limpar azulejo encardido de banheiro de forma profissional.

Rafael Sócio Diretor da Profline Higiene

17 março, 2022
Tempo de leitura: 9 minutos

Um dos maiores desafios da limpeza, seja ela profissional ou doméstica, é a limpeza de azulejos e rejuntes, principalmente nos banheiros.

A condensação do vapor de água nos ambientes é especialmente comum em áreas próximas a janelas ou áreas frias, com pouco sol e umidade elevada, como banheiros. 

Nesse caso, as manchas costumam aparecer, prejudicando a superfície da parede e piso, promovendo o desenvolvimento de mofo na região. Além de outras sujidades.

Nesse artigo você vai aprender definitivamente como limpar azulejos de forma profissional, realizando a limpeza dos ambientes com produtos e equipamentos específicos.

Evite o uso de água sanitária ou cloro

Apesar de ser um dos produtos mais utilizados e conhecidos para limpezas de ambientes que precisam de desinfecção, a água sanitária aos poucos vai criando uma porosidade nos pisos e azulejos. 

Ou seja, vai ficando cada vez mais fácil acumular sujeiras nos pisos e paredes, enquanto o processo de limpeza se torna mais difícil.

Isso porque o cloro e a água sanitária danificam a superfície.

Substitua as misturinhas por um produto de limpeza versátil e profissional

Se você costuma ler os nossos artigos, sabe que essa é uma tecla que batemos com insistência, isso porque as misturas de produtos de limpeza, além de serem ineficientes, são um risco alto à saúde. Ainda mais se manipuladas com frequência, ou utilizadas em ambientes fechados.

A própria água sanitária quando misturada com outros produtos pode causar ardência nos olhos, crises de tosse e até mesmo queimaduras nas mucosas e no trato respiratório, que podem gerar asfixia.

Outro item sempre presente nessas misturinhas perigosas é o vinagre. Esse produto, quando combinado com alvejante, por exemplo, pode gerar um vapor corrosivo com poder de intoxicar o organismo e queimar pulmões e pele. 

Não corra riscos e nem perca tempo. Prefira um produto profissional, além de altamente eficiente, eles são as escolhas mais seguras.

Um produto excelente e versátil para a limpeza de pisos e azulejos é o Clean by Peroxy, da Spartan, um produto versátil e altamente eficiente.

O Clean by Peroxy é feito de peróxido de hidrogênio, a mesma base da água oxigenada e substitui o uso de vários produtos de limpeza, pois é multifuncional. É excelente principalmente para a limpeza do rejunte.

Quanto maior a quantidade de sujeira ou o tempo sem limpar, maior deverá ser a concentração, já que o Clean By Peroxy é um produto concentrado. Inicialmente é sugerido que se dilua 1 litro de produto com 40 litros de água ou, também na mesma proporção, 25 ml de produto com 1 litro de água.

Para deixá-lo mais forte é possível diluir 1 litro de produto para 10 litros de água. Lembrando que não é recomendado usar produtos concentrados como o limpador desinfetante Clean By Peroxy puro, pois a água que promove o resultado junto com os ativos do produto.

Use um desengordurante para azulejos de cozinha

Os azulejos de cozinha são um desafio à parte por causa da quantidade de gordura que podem acumular ao longo do dia. 

Em cozinhas profissionais, onde são preparados em grande número de refeições, um detergente de uso doméstico não será a opção mais eficiente ou mais prática para ajudar na limpeza dos azulejos.

Desengordurantes de uso profissional, além de serem poderosos, não fazem espuma, como o detergente doméstico usado nas louças. 

Uma opção inteligente é o CDC 10 da Spartan. Ele é um desinfetante e limpador desengordurante alcalino clorado, especialmente desenvolvido para o trabalho de limpeza pesada em; azulejos, ladrilhos, boxes, banheiras, pias, pisos frios, cortinas de chuveiros e outras superfícies similares encontradas em banheiros, cozinhas e outros ambientes.

A formulação do CDC-10 desinfeta, desengordura e alveja em uma única operação, eliminando sujeiras provocadas por fungos, resíduos de sabões e gordura, deixando as superfícies limpas, claras, desinfetadas e com brilho natural.

Escolha o equipamento certo para facilitar o trabalho

Utilizar equipamentos certos também ajuda a diminuir o desperdício dos produtos utilizados. Mesmo o melhor produto de limpeza profissional, se não usado de forma correta, tem a sua eficiência prejudicada. 

Os equipamentos corretos, além de ajudarem os produtos a entregarem o máximo de eficiência nos processos de limpeza, são fundamentais para diminuir o tempo necessário para que o profissional de limpeza higienize os azulejos de forma satisfatória.

Além disso, equipamentos corretos protegem a saúde dos profissionais, pois respeitam as regras de ergonomia, diminuindo os riscos das atividades de limpeza.

Panos de Microfibra

Panos de microfibra, por exemplo, são as melhores opções para remover sujidades de forma eficiente e prática. 

Os panos tradicionais de algodão não penetram na porosidade e não retém partículas. Já a microfibra TTS, por exemplo, atinge as pequenas porosidades das superfícies e retém as micropartículas, removendo até os principais microrganismos. 

Escova para rejunte.

Não adianta deixar o azulejo limpo, enquanto a sujeira estiver acumulada no rejunte. Essa é uma área que pode juntar mais sujeira e ser um desafio maior para limpar. 

Além de contar com um produto próprio para funções de desencardir, como o Clean by Peroxy, do qual já falamos, uma boa escova é fundamental. 

Por melhor que seja o produto usado, a limpeza mecânica, ou seja, a força manual empregada no processo de limpeza, é indispensável para deixar qualquer superfície limpa.

Porém, não precisa ser um processo sacrificante. Usando a escova correta, com cerdas de qualidade e fácil uso, o sucesso do procedimento de limpeza não precisa ser uma luta.

Use luvas de proteção para evitar contaminação ou agressões na pele

Esse é um conselho tão óbvio que poderia nem estar nesse artigo. Porém, sabemos que na correria do dia a dia, muitas pessoas esquecem de tomar alguns cuidados. 

O uso de luvas é indispensável em qualquer processo de limpeza profissional, pois é um EPI (equipamento de proteção individual) exigido pela segurança do trabalho . Pois além de proteger o profissional de se contaminar, em contato com a sujidade, também garante que as mãos vão estar protegidas, também da manipulação direta e constante com diferentes produtos de limpeza.

Bônus: Onde encontrar os melhores produtos e equipamentos para limpeza profissional de azulejos

Se a qualidade e eficiência dos processos de limpeza são essenciais para você, procure fornecedores que trabalhem com produtos de qualidade e procedência. 

Aqui na Profline trabalhamos com produtos de limpeza profissionais de altíssima qualidade, desenvolvidos por marcas globais e com eficácia comprovada.

Para a comodidade das empresas, quando se trata de higiene e limpeza profissionais, além dos produtos de limpeza, oferecemos uma gama de equipamentos que tornam os processos profissionais de limpeza, mais práticos, mais rápidos e mais inteligentes, evitando o desperdício de produtos e água.

Para saber quais são os produtos e equipamentos ideais para manter os azulejos e outras superfícies do seu ambiente sempre limpos e conservados, você pode contar também com a nossa equipe de atendimento. Fale com a gente, pelo whatsapp e nos conte a sua necessidade e vamos ajudá-lo a encontrar as melhores soluções de limpeza profissional, com excelente custo benefício.

Categorias

Faça o download de materiais que auxiliam a educar a sua equipe e a evitar o desperdício