Como saber a gramatura do papel toalha?

Como saber a gramatura do papel toalha?

A gramatura de papel toalha é um fator essencial a ser considerado quando se busca o melhor custo-benefício, adequado às suas necessidades específicas.

Com tantas opções de mercado, escolher bons produtos para sua empresa pode ser um verdadeiro desafio, especialmente quando você compra on-line e não tem a possibilidade de pegar no papel toalha, seja ele bobina ou interfolhado, e ter essa experiência tátil. 

O papel toalha é um produto versátil e essencial para a higiene e limpeza de ambientes e superfícies. O primeiro passo é considerar a finalidade de uso. 

Em ambientes industriais ou de preparação de alimentos, onde é necessária uma absorção rápida e eficiente, optar por um papel com maior gramatura pode ser mais vantajoso. Esses papéis, apesar de mais caros, proporcionam melhor desempenho e podem até reduzir o consumo total de papel, uma vez que menos folhas são necessárias para realizar o mesmo trabalho.

Para uso doméstico ou em ambientes menos exigentes, um papel com gramatura menor pode ser suficiente e mais econômico. Embora possa ser necessário usar mais folhas, o custo geral ainda pode ser menor comparado ao de papéis mais grossos e pesados.

Se ainda estiver na dúvida, veja os artigos abaixo:

Quais os critérios para escolher? 

Antes de efetuar a compra, é importante considerar os fatores a seguir para garantir a melhor experiência para o cliente e a construção de uma imagem positiva da empresa ao longo do tempo:

Quantidade: deve ser suficiente para atender à demanda de pessoas que frequentam o local. Em geral, o papel interfolhado é mais indicado para locais com alto tráfego, enquanto o papel bobina pode ser a melhor solução para locais com menos pessoas. 

Composição: a composição do papel impacta diretamente em sua durabilidade. Segundo a Abralimp, o papel pode ser fabricado com celulose virgem (celulose pura), fibras celulósicas (material de aparas da celulose pura) ou fibras recicladas. Opte por soluções 100% celulose virgem e de fábrica que certamente não irá esfarelar.

Formato: O formato do papel toalha deve ser adequado ao uso pretendido e encaixado corretamente no seu acessório para dispensá-lo. Adquira produtos de fábrica e da mesma marca – como os papéis e dispensers da Santher, por exemplo.

Qualidade: Diferente do que falam, a cor não indica qualidade. Muitos papéis toalha de cor amarronzada tem maior qualidade, durabilidade e absorção que papéis brancos. Teste o papel e sua resistência. Quanto maior a resistência, melhor o papel. Experimente os produtos da Linha Reviva, primeiro papel toalha sustentável do Brasil.

Gramatura: indica a densidade do papel e é medida em gramas por metro quadrado (g/m²). Uma gramatura mais alta geralmente significa que o papel é mais grosso, tem melhor absorção e são mais macios. No entanto, papéis de alta gramatura também tendem a ser mais caros. Por outro lado, uma gramatura mais baixa indica um papel mais fino, que pode ser menos durável e absorvente, mas é geralmente mais econômico. 

Veja a seguir a classificação de papéis de acordo com sua gramatura:

  • Papéis Leves (até 18 g/m²): Foco na economia, ideais para uso básico em locais de baixo fluxo.
  • Papéis Intermediários (19-25 g/m²): Equilíbrio entre maciez e custo-benefício, perfeitos para o dia a dia em locais movimentados
  • Papéis Premium (acima de 25 g/m²): Máxima suavidade e absorção.

É também importante observar as informações de embalagem e marca. Alguns fabricantes podem oferecer informações sobre a gramatura, enquanto outros podem destacar características como “extra absorvente” ou “super resistente”. Testar diferentes marcas e tipos pode ser uma estratégia eficaz para determinar qual produto oferece o melhor equilíbrio entre qualidade e custo.

Quer mais dicas? Leia nossos artigos abaixo:

Profline Higiene: conheça nossas soluções de limpeza profissional

Nós da Profline, vamos além da comercialização de produtos de higiene e fazemos uma verdadeira consultoria para que sua empresa tenha o melhor no setor de facilities. Além dos produtos, oferecemos serviços personalizados para outras empresas, como:

  • Treinamentos in loco da equipe de limpeza
  • Reposição dos produtos
  • Responsabilidade ambiental
  • Auxílio na criação de POP (Procedimento Operacional Padrão)
  • Empréstimo de equipamentos através de parceria de comodato

Como uma empresa líder na distribuição de produtos de higiene e limpeza, a Profline se dedica a fornecer soluções completas que vão além dos produtos tradicionais. 

Nosso compromisso com a excelência nos permite oferecer um suporte abrangente, garantindo que cada cliente receba um serviço de alta qualidade, adaptado às suas necessidades específicas.

Para mais informações, estamos sempre disponíveis para atender sua empresa, clique aqui.