Início » Contrato de comodato de higiene: entenda o que é
Higiene Corporativa

Contrato de comodato de higiene: entenda o que é

Cassio Redator

22 novembro, 2021
Tempo de leitura: 7 minutos

Muitas empresas acabam tendo dificuldade em encontrar parceiros comerciais comprometidos com eficiência e qualidade, principalmente quando falamos em um contrato de comodato que forneça os equipamentos e produtos de higiene que uma empresa precisa.

Pensando em atender essa demanda, a Profline oferece, através de um atendimento personalizado, uma consultoria exclusiva para identificar e sugerir os melhores produtos e equipamentos para diminuir gastos e ajustar o consumo da sua empresa com produtos de limpeza.

Um exemplo dos produtos que a Profline oferece são: dispenser de copos, dispenser para papel toalha, dispenser para sabonete líquido, dispenser de álcool gel 70 entre outros.

E o que poderia ser um simples modelo de contrato acaba se tornando a salvação de muitas empresas.

Comodato – o que é?

Comodato é um contrato que ocorre entre dois parceiros de mercado com objetivos comerciais.

Com um contrato de comodato de dispenser, por exemplo, você irá contar com um dispenser gratuito, que é o nome dado ao toalheiro, saboneteira ou suporte de parede que recebe os papéis, sabonetes e outros produtos de higiene. 

Você recebe esse equipamento sem custos para padronizar seus espaços e garantir que o desperdício esteja sob controle. 

Para a empresa beneficiada, são inúmeras as vantagens.

Outra característica que vale ressaltar é sobre o regime de comodato, que não é solene, ou seja, não precisa ser registrado em cartório. Evitando inúmeras burocracias e acelerando o processo.

O que a legislação fala sobre o regime de comodato?

Nessa situação, a lei brasileira mostra que, com o regime de comodato em vigor, é importante definir um prazo no contrato para a devolução dos aparelhos e equipamentos liberados para a empresa beneficiada.

Mesmo que o acordo entre as empresas seja por tempo indeterminado.

Caso seja necessário, a empresa responsável contratada precisará comprovar a necessidade de suspensão do contrato de comodato de equipamento, quando precisar que os equipamentos e aparelhos sejam devolvidos.

Por experiência, isso só ocorre caso alguma cláusula, como a de consumir apenas os produtos da contratada, seja descumprida. Fora isso, a escolha por manter o parceiro fica a cargo da contratante.

Contrato de comodato de dispensers e seus benefícios

Um contrato de comodato está muito ligado à redução de desperdícios da empresa beneficiada, além de melhorar a gestão de recursos da empresa que possui o contrato.

O dinheiro que a empresa iria gastar para a compra de equipamentos, acaba sendo alocado em outra área ou para melhorar a qualidade dos produtos, pois com o contrato em vigor, a empresa parceira fica responsável por esse setor.

Isso permite que a gestão de pequenas e médias empresas possam se concentrar em outras áreas, como: melhorar o atendimento do cliente e funcionamento do local, entre outras atividades essenciais para alcançar o sucesso do seu negócio.

Obrigações da empresa beneficiada em contrato de comodato

A principal obrigação da empresa beneficiada é preservar os equipamentos e aparelhos desde o início do regime de comodato até a devolução.

Caso houver um descumprimento dessa obrigação, a responsabilidade é da empresa beneficiada em indenizar a empresa parceira. Isso ocorre quando existe vandalismo ou desgastes que não são decorrentes do desgaste natural do uso dos dispensers.

Redução de gastos

Disponibilizando os equipamentos necessários para os clientes de forma gratuita, a redução de gastos se torna instantânea.

Veja um exemplo: 

O dispenser para papel toalha pode reduzir em 40% o consumo de papel em comparação ao uso em outros toalheiros ou com produtos frágeis e que esfarelam nas mãos quando está molhada.

O dispenser de sabonete líquido em espuma por exemplo pode reduzir em 60% o uso de sabonete em comparação aos demais.

Contrato de comodato de equipamento.

Ainda em regime de comodato, são disponibilizados para empresa beneficiária aparelhos de última geração com o objetivo garantir mais eficiência para os seus colaboradores na hora da limpeza, economizando tempo e dinheiro.

Outras e novas tecnologias também são integradas facilmente a essas empresas. Ao adotar um equipamento de limpeza indicado para cada necessidade, há ganho na qualidade e agiliza o trabalho.

Assistência Técnica feita periodicamente

A manutenção é uma preocupação a menos, isso porque no contrato de comodato de dispenser, normalmente, quem realiza a manutenção é o fornecedor dos equipamentos. 

Especialistas fazem a manutenção preventiva e reparos, quando são necessários. E por seguirem um calendário não é necessário fazer o agendamento.

O prazo para ficar com os equipamentos é flexível, isso quer dizer que a organização pode se ajustar às regras do fornecedor.

Dessa forma se torna muito mais prático em comparação com a tentativa de fazer uma assistência técnica interna, com os próprios funcionários, já que eles não possuem o conhecimento específico dos detalhes que fazem a diferença para manter tudo em ordem.

Preço fixo

Negociamos um valor fixo para o ano todo, de acordo com o que a empresa precisa para ter o melhor custo e benéfico. Quem não tem preço fixo pode sofrer com oscilação dos valores.

Elegância e padronização

A primeira impressão é a que fica! Ter o banheiro padronizado faz a diferença, e eficácia e aparência são importantes.

Além disso, quando você não tem um papel feito para aquele equipamento pode sofrer prejuízos.

Capacitação e Treinamento de Equipe

Capacitação de equipe, junto ao treinamento e conscientização, são importantes quando há a implantação de novos processos e modelos atuais de limpeza e higienização.

Mais do que fazer uma boa limpeza e higienização, é preciso ter as ferramentas necessárias para uma boa prática de trabalho. Nosso portal EAD supre essas dúvidas de forma diária com conteúdo rico para que o trabalho seja feito da melhor maneira.

Além disso, você encontra os melhores conteúdos sobre limpeza e higiene profissional, confira no site da Profline.

Categorias

Faça o download de materiais que auxiliam a educar a sua equipe e a evitar o desperdício