Checklist para controle de estoque de materiais de limpeza e higiene
Manter a empresa limpa, sem a falta de produtos, pode ser um desafio, se não houver o controle de estoque de material de higiene e limpeza. Por outro lado, se acontecer o correto gerenciamento desses itens, se garante um ambiente agradável e o desperdício de insumos é evitado.
Para conseguir fazer um bom gerenciamento, existem algumas regras que podem ser incluídas no checklist e ajudam na verificação.
O que você verá neste conteúdo:
ToggleFaça uma lista do material de limpeza e higiene
Tenha uma lista de todo material necessário para cuidar da higiene e limpeza da empresa. Incluindo o que é utilizado, dessa forma conseguirá organizar melhor o que precisa quando for fazer compras, sem que falte nada.
Além disso, não deixe os produtos sem rótulos ou identificação, pois isso dificulta na hora de saber o que é utilizado e o que há em estoque.
Leia os rótulos para entender o armazenamento
Existem materiais de higiene e limpeza que precisam ser armazenados de forma correta para não causar danos ou se deteriorar. Veja quais as condições de armazenagem, como limite de temperatura e a necessidade de ficar em ambiente ventilado.
Confira a data de validade
O material de limpeza e higiene fora do prazo de validade pode perder a sua eficácia e causar danos à saúde. Use apenas produtos dentro do prazo.
Para não ter problemas, é indicado organizar o estoque com os produtos que vencem primeiro na frente, assim eles ficam mais acessíveis e são consumidos antes.
Controle as entradas e saídas com uma planilha
Sempre que chegar um produto em estoque ou sair é preciso ter controle, dessa forma nunca faltará nada. A melhor forma de fazer isso é através de uma planilha de controle de estoque, assim, nunca faltará nada.
O indicado, nesse caso, é que apenas uma pessoa ou um grupo restrito faça essa fiscalização, limitando o acesso e garantindo que se tenha um controle eficaz.
Assista esse vídeo sobre como melhorar a organização do seu estoque
Treine sua equipe
Quem for manusear os produtos de higiene e limpeza deve ser treinado em relação à utilização deles e à reposição dos produtos. Por exemplo, se acabar o sabonete, a pessoa saberá a hora de repor e como fazer a solicitação para pegar no estoque.
Saiba quais ambientes mais consomem material de higiene e limpeza
Saber onde se consome mais de um determinado produto ajuda a identificar se está sendo utilizado o material correto e se existe desperdício. Ter esse conhecimento também ajuda na hora da compra, de organizar o material de higiene e limpeza no estoque e distribuir para as pessoas responsáveis por cuidar e zelar dos ambientes.
Compre a quantidade certa
Comprar o material de higiene e limpeza em pequenas quantidades exigirá uma reposição constante, porém, comprar em excesso pode implicar em falta de espaço para guardar e os produtos podem estragar.
Por outro lado, conhecendo a média de uso é possível planejar um estoque adequado para um determinado período, principalmente se o fornecedor de material de higiene e limpeza for de confiança. Dessa forma, os itens não ficaram em falta, porque serão repostos rapidamente conforme o planejamento.
Controlar o estoque de material de higiene e limpeza pode agilizar as compras e os cuidados com o ambiente. Para isso basta fazer a verificação dos insumos listados periodicamente e contar com pessoal capacitado para utilizá-los.
Entre em contato conosco para solicitar uma análise gratuita de gastos:
new RDStationForms('contato-blog-volum-b2782da7b42658410d22', 'UA-121801376-1').createForm();Utilize produtos profissionais de higiene e limpeza na sua empresa e receba treinamentos especializados para acabar com os desperdícios!