Início » 5 dicas para evitar o desperdício de produtos de limpeza na sua empresa
Dicas

5 dicas para evitar o desperdício de produtos de limpeza na sua empresa

Rafael Sócio Diretor da Profline Higiene

15 fevereiro, 2022
Tempo de leitura: 6 minutos

Quem compra produtos de limpeza para empresas sabe que o consumo incorreto desses materiais pode resultar em prejuízos no final de cada mês. Por isso, hoje vamos conhecer dicas para evitar desperdícios de produtos e aproveitar melhor a utilização destes em ambientes empresariais.

Quais são as formas mais comuns de desperdício de produtos de limpeza?

Dentre as práticas mais comuns de ocorrências de desperdício de produtos de limpeza estão:

  • Uso inadequado; 
  • Quantidade precária ou exagerada de dias para limpeza dos ambientes; 
  • Atuação de profissionais inexperientes para o cumprimento das funções;
  • Realização de compras de materiais pensando apenas em preços baixos e quantidades, sem se preocupar com a qualidade; 
  • Efetivação de compras junto às marcas que não se preocupam com a sustentabilidade ambiental.

5 dicas para evitar desperdício de produtos de limpeza

Para impedir que os desperdícios aconteçam por meio dessas e de outras práticas inadequadas, preparamos uma lista com 5 dicas:

1. Escolha produtos profissionais

Que tipo de produtos você utiliza em sua empresa? Escolher trabalhar com produtos profissionais é garantir o uso de materiais com qualidade e economia nos custos. Pesquisar antes de comprar é uma forma de encontrar o melhor custo-benefício. 

Mas atenção! 

Não se preocupe apenas com os preços dos produtos. Lembre-se da famosa frase, “mais importante que a quantidade, é a qualidade”. Isso significa que escolher comprar materiais apenas por serem mais baratos, pode fazer sua empresa realizar novos e desnecessários gastos. 

Olha só essa dica: deixe de recorrer aos supermercados várias vezes para atender demandas mensais. Uma solução eficiente é trabalhar com fornecedores. Na Profline, todos os produtos fornecidos, além de serem profissionais, apresentam selo ecológico ABNT. 

2. Utilize seus produtos da maneira correta

Além de garantir os produtos profissionais junto às marcas de confiança, é preciso aprender a maneira correta de realizar a limpeza para o alcance de melhor aproveitamento dos recursos.

O aconselhado é aprender a diluir os produtos em quantidades adequadas para o ambiente que será higienizado, fazer uso de produtos específicos para a remoção de uma determinada sujeira, se proteger usando Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), não misturar produtos e adotar um equipamento de limpeza indicado para cada necessidade.

Por exemplo, quando se conta com um Clean Glass, equipamento de limpeza para superfícies como vidros e espelhos, é possível trabalhar com empunhadura manual que se ajusta à mão e facilita na aplicação dos produtos. 

3. Tenha profissionais preparados para o serviço

Depois de garantir os produtos certos para a limpeza da sua empresa e de descobrir como utilizá-los da maneira mais eficiente, é preciso contar com profissionais que saibam manuseá-los. Para isso, é muito importante manter treinamento e atualização constantes.

Esses profissionais precisam conhecer os produtos que vão utilizar, saber como administrá-los e aprender sobre os equipamentos e os acessórios corretos para a realização dos serviços com segurança.

A Profline oferece treinamentos completos de limpeza para empresas, atendendo as especificidades de cada área empresarial. Além disso, estamos sempre compartilhando em nosso blog, artigos exclusivos e atualizados sobre processos de higiene e limpeza profissionais.

4. Planeje a rotina de limpeza da empresa

Planejar é o primeiro passo para economizar. Por isso, logo após pesquisar e planejar quais produtos serão utilizados para a limpeza da sua empresa e com quais profissionais irá trabalhar, estabeleça a rotina mais adequada para dar conta de um ambiente empresarial constantemente limpo e sadio.

Para isso, é importante montar um cronograma com a equipe após um diagnóstico inicial de recursos necessários para um serviço básico e outro para um mais completo. Essa organização será essencial para a manutenção do controle da gestão de estoque, evitando compras desnecessárias e a distribuição das funções dos profissionais contratados.

5. Pesquise por fornecedores de confiança na hora de comprar

conte com fornecedores de confianca como a profline

Contratos com empresas fornecedoras de produtos de limpeza podem ter prazos curtos, médios e longos, seguindo o acordo entre as partes envolvidas.

Durante a construção desses contratos, é possível negociar melhores datas de abastecimento e condições de pagamento, conquistando ganho de tempo devido à automação dos processos, sem atrasos. Além disso, existem outras vantagens que só trabalhando junto à Profline é possível encontrar.

A Profline fornece todos os produtos de limpeza profissional para sua empresa, realiza ações prezando pela saúde dos seus colaboradores e muito mais.

Somos especialistas em ajudar a sua empresa a economizar, através de uma equipe totalmente qualificada e comprometida, oferecendo sempre a melhor solução para o seu bolso e para o meio ambiente. 

Quer saber mais sobre como trabalhamos? Converse agora mesmo com um dos nossos consultores.

Categorias

Faça o download de materiais que auxiliam a educar a sua equipe e a evitar o desperdício