Início » Dispenser de sabonete: Como escolher?
Higiene Corporativa

Dispenser de sabonete: Como escolher?

Cassio Redator

19 outubro, 2020
Tempo de leitura: 5 minutos

Falar de higiene pessoal é cuidar das pessoas e quando o foco é esse todos os detalhes devem ser pensados, inclusive o dispenser de sabonete que será usado no banheiro.

No mercado existem diversos modelos de saboneteiras e cada uma delas é indicada para um tipo de produto, por isso, conhecer quais são as diferenças e vantagens de cada uma pode ajudar a empresa a fazer a escolha certa.

Veja quais pontos considerar para conseguir escolher o dispenser de sabonete mais indicado para cada espaço.

Reduza desperdicio de papel toalha e sabonete
Reduza desperdicio de papel toalha e sabonete

Saiba em qual espaço o dispenser de sabonete será instalado

Conhecer a estrutura física do banheiro pode dar uma boa dica de qual dispenser de sabonete escolher, isso porque ele deverá caber no espaço que será destinado a ele e combinar com a decoração.

Em ambientes pequenos é preciso que os acessórios sejam compactos, já quando os espaços são maiores é possível ousar com os que se destacam, mas, em ambos os casos não se deve esquecer de combinar o design do banheiro com os itens que serão colocados.

Leia também: Dispenser para banheiro: 5 cuidados que precisam ser tomados

Selecione o tipo de sabonete a ser usado

É possível utilizar diferentes tipos de sabonete, alguns são mais consistentes e outros mais líquidos. Vamos focar em dois nesse momento, o sabonete líquido e o sabonete de espuma.

O sabonete líquido pode ter diferentes consistências e fica armazenado em dispenser de sabonete que são acionados por um botão, dessa forma liberando uma certa quantidade para uso. Eles conseguem garantir a boa higiene e possuem uma fragrância agradável.

O sabonete espuma é mais agradável ao tato parecendo ser mais macio e passa a sensação de serem mais requintados. A vantagem é que, com apenas um apertar do botão é possível conseguir uma quantidade suficiente para lavar as mãos.

Mesmo tendo um valor maior por refil, o sabonete espuma gera 0,4ml por acionamento enquanto sabonetes líquidos dosam de 1,5ml a 2,5ml por acionamento e não gera volume na mão, fazendo então do modelo em espuma uma ótima opção para reduzir consumo.

O sabonete líquido, por outro lado, pode ser uma boa opção em locais em que o uso do modelo antisséptico é mais comum, como área da saúde e alimentícia, clínicas, consultórios, cozinhas industriais e outros, pois dosar mais o sabonete ajuda o profissional a espalhar mais produto não só nas mãos, mas também antebraços, pulsos e é imprescindível um uso maior para garantir que as mãos estejam livres de vírus e bactérias.

Escolha entre reservatório e refil

A forma de abastecimento é outro ponto a considerar em relação ao dispenser de sabonete. É possível optar pelos modelos que incluam um reservatório, nesse caso será possível, por exemplo, comprar galões de 5 litros (que são mais acessíveis) e encher antes mesmo que chegue ao final.

Essa pode ser uma boa escolha para locais em que existe grande circulação de pessoas, pois, não é preciso esperar que o sabonete acabe para fazer a reposição. Contudo, periodicamente esse reservatório precisa ser esvaziado e limpo com hipoclorito de sódio para não causar problemas a saúde conforme as normas de limpeza vigentes.

Caso não se tenha tempo para essa higienização a cada abastecimento a saboneteira pode se tornar um foco crítico de fungos e bactérias, além de armazenar acidentalmente insetos e contaminar o produto como já vimos em testes que fizemos.

Ao optar pelo refil se tem mais de praticidade em relação à conservação do dispenser de sabonete, pois, basta fazer a substituição do refil e pronto. Todas as partes são recicláveis e ajudam no controle de doenças.

Para fazer a escolha do dispenser de sabonete é preciso considerar diferentes fatores. Além disso, não se pode deixar de considerar de que maneira a manutenção será feita e os custos de acordo com cada escolha.

Calcule seu consumo de papel toalha, papel higienico e sabonete
Calcule seu consumo de papel toalha, papel higiênico e sabonete

Categorias

Faça o download de materiais que auxiliam a educar a sua equipe e a evitar o desperdício