Início » Produtos de limpeza sustentáveis são realmente eficientes?
Sustentabilidade

Produtos de limpeza sustentáveis são realmente eficientes?

Cassio Redator

15 dezembro, 2021
Tempo de leitura: 10 minutos

Quem não gosta de chegar a um lugar bem limpinho, não é mesmo?  Aquele cheiro de limpeza  traz uma sensação  agradável de conforto. Inclusive, há pesquisas indicando que um ambiente limpo contribui diretamente para a saúde e bem-estar daqueles que o frequentam. Mas melhor mesmo se essa higienização não prejudicar a sua saúde nem o ecossistema. Para isso, o uso de produtos de limpeza sustentáveis é fundamental.

Muitas substâncias presentes em produtos convencionais são nocivas, podendo causar diversos tipos de alergias ou até mesmo problemas mais graves quando entram em contato com a pele. Além disso, poluem o meio-ambiente quando são descartados de forma errada.

Mas apesar de contribuir para a preservação ambiental, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a real eficiência de produtos de limpeza sustentáveis.  Por tanto, continue a leitura do artigo e entenda o quanto vale usar esse tipo de produto.

O que é sustentabilidade ambiental?

Antes de falarmos mais sobre as características e eficiência dos produtos de limpeza sustentáveis, é importante entender o conceito de sustentabilidade ambiental.

Em síntese, significa usar de forma consciente os recursos naturais, para que possam ser utilizados logo ali na frente. A sustentabilidade ambiental tem como objetivo o incentivo de  ações e práticas que afetem menos o meio-ambiente, aumentando a qualidade de vida das pessoas e de outros seres-vivos.

A sustentabilidade ambiental não está apenas nas ruas. Todos os atos que fazemos dentro de nossas casas também são importantes e refletem no ecossistema. Dentro disso podemos citar a separação do lixo e o uso de produtos de limpeza que não contém aquela quantidade de substâncias prejudiciais ao ambiente.

Por que utilizar produtos de limpeza sustentáveis?

Como citamos anteriormente, as substâncias encontradas em produtos de limpeza convencionais, agridem a saúde humana e de outros seres vivos.  

Um desses componentes presentes são os chamados compostos orgânicos voláteis, muito tóxicos em ambientes fechados e provoca uma série de problemas no organismo, como dor de cabeça, garganta, irritação na pele, tontura e falta de ar.

Quando toda essa substância vai para o ralo, temos outro grave problema: a poluição de rios mares. Isso porque, esses produtos precisam passar por um tratamento especial antes de poderem chegar às águas pluviais. No entanto, o sistema de tratamento de esgoto do Brasil não consegue remover alguns tipos de componentes químicos, fazendo com que a contaminação aconteça.

Ao contrário de tudo isso, os produtos de limpeza sustentáveis ou naturais, possuem fórmulas contendo apenas ingredientes encontrados na natureza. Por isso que as chances de causarem algum tipo de reação alérgica ou algo mais sério são praticamente nulas.

Outro benefício é que esses produtos não causam danos ao meio-ambiente, nem aos animais que vivem nela e ainda ajudam a equilibrar o ecossistema. 

E todas essas vantagens já estão preenchendo a consciência de muita gente. Prova disso é o resultado de uma pesquisa feita em 2019 pela Opinion Box Insights, mostrando que 92% dos consumidores de artigos de limpeza compram produtos naturais pelo menos uma vez por mês.

Já a pesquisa desenvolvida pela Nielsen Brasil, apontou que o consumo de itens sustentáveis no Brasil está entre os principais fatores de compra de 32% dos consumidores. 

A eficiência dos produtos de limpeza sustentáveis 

A eficácia dos produtos naturais ainda é, sem dúvida, uma das maiores preocupações dos consumidores. Segundo um levantamento realizado nos Estados Unidos, com profissionais da área da limpeza, indicou que 69% dos entrevistados, os produtos de limpeza sustentáveis têm um nível maior de eficácia do que os tradicionais.

Já o Sebrae concluiu a partir de um estudo realizado, que uma das grandes vantagens dos  produtos de limpezas está no processo de limpeza mais rápido e eficiente.

O que um produto precisa para ser considerado sustentável?

 Para que um produto seja considerado sustentável, ele precisa ter alguns atributos básicos, descritos na embalagem, essenciais para a sustentabilidade.  

Antes de chegar nas prateleiras de supermercados ou lojas de produtos de limpeza, é necessário ter a qualidade comprovada por meio de testes em laboratório, a confirmação de que não causa danos à saúde, responsabilidade ambiental e social. 

Também há alguns selos para identificar características desses itens:

  • Selo IBD : É utilizado na identificação de produtos de limpeza e cosméticos sustentáveis ou biodegradáveis. 
  • Certificado Sistema B: Atribuído para  organizações que elaboram  impactos positivos para o meio-ambiente e sociedade de forma geral.
  • Certificado SVB: Serve para identificar produtos que não contém nada de origem animal e nem sejam testados em animais. 
  • Selo ABNT:  Este selo é uma versão brasileira correspondente do Green Seal. Ou seja, certifica-se de que o produto da empresa tem menos impacto ambiental do que aqueles que não têm o rótulo. Além disso, indica que a organização está preocupada com a natureza e futuras gerações. Os produtos distribuídos pela Profline Higiene possuem este selo na embalagem. Alguns exemplos são o Clean by Peroxy, Golden Glo e Peroxy 4d. 

Dicas de produtos de limpeza sustentáveis

Consolidada há mais de vinte anos no mercado, a Profline Higiene é uma das maiores distribuidoras de produtos de higiene e limpeza profissionais, sempre com o objetivo de proporcionar satisfação do cliente e ter compromisso com o meio-ambiente. 

Por  ser engajada e se aprofundar na causa pela sustentabilidade, a  empresa possui um catálogo grande de produtos de limpeza comprovadamente sustentáveis da melhor qualidade. Confira alguns deles:

Clean By Peroxy

O Clean By Peroxy é um produto de última geração que possui quatro funções em um: limpar, desinfetar, alvejar e neutralizar odores. Trata-se de um Peróxido de Hidrogênio, o mesmo príncipio ativo da água oxigenada, excelente para limpar sujeiras de gordura, óleo, mofo e muito mais. O Clean By Peroxy pode ser aplicável em superfícies laváveis. Além disso, possui o laudo contra a COVID-19 e o selo ABNT de sustentabilidade.

Wipes Peroxy 4d

O Wipes Peroxy 4d são panos umedecidos com desinfetante à base de Peróxido de Hidrogênio e Quaternário de Amônio de 5° geração, desenvolvidos para o uso em hospitais, laboratórios , clínicas médicas ,de odontologia, de estética e veterinárias. O Wipes Peroxy 4d limpa, alveja , desinfeta e desodoriza em apenas uma operação. O produto é ideal para a limpeza de superfícies fixas como  paredes, tetos, pisos e bancadas. 

Outra vantagem do Wipes Peroxy 4d, é o tempo de ação. Para um desinfetante ter sua eficiência comprovada ele precisa agir em até 10 minutos. No caso do Peroxy 4D ,esse tempo de ação é de apenas 30 segundos. Essa rapidez é fundamental  para estabelecimentos de saúde que precisam liberar higienizar rapidamente as superfícies para o próximo procedimento ou paciente.

Yellow Pine 5L-Spartan

O Yellow Pine é um detergente a base de óleo de pinho e solvente natural com baixa alcalinidade, dando muita versatilidade ao produto. Yellow Pine possui alto poder de limpeza  e remove facilmente manchas ocasionadas por óleo, graxa, gordura fuligem e muito mais. Ele não danifica nenhum tipo de superfície lavável. Por ter sua eficiência baseada em um solvente natural ele consegue ser menos agressivo e mais seguro para o meio ambiente.

Alvfresh 5L- Spartan

O alvejante Alvfresh 5L  é à base de Peróxido de Hidrogênio , com grande concentração de oxigênio ativo, fazendo com que o produto tenha um ótimo poder de resolução de manchas com o mínimo de desgaste do tecido. É indicado para o alvejamento de qualquer tipo de roupa, seja branca ou colorida. 

A Profline possui inúmeros produtos de limpeza, que atende empresas dos mais variados setores. Para saber mais, entre em contato conosco.

Categorias

Faça o download de materiais que auxiliam a educar a sua equipe e a evitar o desperdício