Início » Higiene pessoal no trabalho: o que é, importância e boas práticas
Dicas

Higiene pessoal no trabalho: o que é, importância e boas práticas

Cassio Redator

8 novembro, 2021
Tempo de leitura: 5 minutos

A higiene pessoal no trabalho, além de se referir a limpeza e profissionalismo, é na maioria das vezes um elemento essencial para o seu ambiente de trabalho.

A má higiene pessoal além de afetar você, pode afetar uma equipe, um escritório e até mesmo uma empresa inteira. Andar com um kit de higiene pessoal pode ser a sua salvação.

Os funcionários devem entender as políticas oficiais da empresa desde o primeiro dia de trabalho. E essas políticas podem incluir desde cuidado com os pelos faciais até a sua saúde bucal.

Por que a higiene pessoal é importante no trabalho?

Hábitos de higiene no trabalho contribuem para um local de trabalho saudável.

Um local de trabalho saudável significa que os funcionários terão menos doenças. Dessa forma, reduzindo o enorme custo que os atestados médicos acarretam às empresas.

Em contrapartida, a falta de higiene pessoal faz com que o ambiente de trabalho se torne um local totalmente desagradável.

Para não enfrentar essas dificuldades, algumas boas práticas de higiene pessoal podem ser adotadas pela empresa. Uma delas é disponibilizar os produtos necessários para realizar a higiene pessoal, esses produtos vão desde coisas básicas e essenciais, como papel higiênico, até o fio dental, por exemplo. 

Como lidar com questões de higiene pessoal no trabalho?

Uma forma de solucionar o problema da falta de higiene pessoal no trabalho é estabelecendo políticas de higiene pessoal. Crie regras claras, objetivas e, se necessário, rigorosas, mas sempre respeitando a individualidade dos colaboradores.

Além disso, com o coronavírus, a higiene se tornou uma questão mais séria e importante do que nunca. Nesse contexto, a higienização das mãos é de suma importância.

A Profiline já falou sobre os 5 cuidados essenciais para combater o coronavírus. Por isso, é importante manter a higiene pessoal ao interagir com o ambiente de trabalho.

Há alguns lugares que necessitam de um pouco mais de atenção, como:

  •     Balcões de recepção, pranchetas de registro, canetas, maçanetas.
  •     Corrimãos e botões de elevadores.
  •     Sanitários, botões/puxadores de descarga.

Ambientes e mesas de trabalho também merecem atenção, uma mesa bagunçada transmite uma imagem de desleixo. Além disso, pode afetar o desempenho dos colaboradores, afinal, ninguém consegue achar nada em uma mesa bagunçada.

Uma empresa também precisa estar atenta com a higiene dos espaços de trabalho, ambientes bem higienizados proporcionam mais segurança e bem estar no trabalho, para isso, é necessário um material de limpeza profissional.

Dicas de higiene pessoal

Manter as práticas de uma boa higiene pessoal reduz a propagação de doenças e o risco de problemas médicos, causados ​​pela falta de cuidado consigo mesmo.

1 Lavar as mãos com frequência

Esse simples gesto é uma das maneiras mais eficientes de manter a higiene pessoal e impedir a propagação de doenças.

Isso deve ocorrer, sempre, após usar o banheiro, assoar o nariz, tossir, entre outros. Aliás, com qual frequência você lava as suas mãos? Não negligencie o hábito de lavar as mãos. 

2 Tomar banho

Por mais que isso possa parecer óbvio, muitas pessoas negligenciam esse hábito.

Além de prestar atenção em áreas que acumulam mais suor, como as axilas, entre os dedos dos pés.

É necessário lavar os cabelos com shampoo pelo menos uma vez por semana, ou mais, se necessário. Aplicar desodorante, quando totalmente seco, pode ajudar a prevenir odores corporais.

3 Higiene Bucal

A higiene bucal também é essencial para manter boas as práticas de higiene pessoal. Escove os dentes no mínimo três vezes ao dia, ou após as refeições. E, não se esqueça, use fio dental pelo menos uma vez ao dia.

Além disso, visite o dentista periodicamente para acompanhar o surgimento de possíveis problemas dentários. 

Como a Profiline pode ajudar

Discutir a má higiene pessoal no trabalho pode ser desconfortável. É por isso que a Profiline oferece treinamento especializado em higiene, seja pessoal ou profissional, as temáticas podem variar conforme a necessidade da sua empresa e do setor atendido. 

Entre em contato para conhecer nossas soluções de higiene profissional para empresas.

 

Categorias

Faça o download de materiais que auxiliam a educar a sua equipe e a evitar o desperdício