Início » Lavar as mãos: qual a importância e como fazer da maneira correta?
Saúde

Lavar as mãos: qual a importância e como fazer da maneira correta?

Cassio Redator

25 novembro, 2021
Tempo de leitura: 7 minutos

Manter o hábito e saber como lavar as mãos corretamente não é só uma questão de higiene, é uma questão de prevenção contra doenças.

Diante da pandemia enfrentada no mundo durante o ano de 2020, mesmo estando cientes dos métodos utilizados para se prevenir e não propagar o vírus, muitas pessoas ignoraram o fato de que lavar as mãos, literalmente, salva vidas.

De acordo com o Unicef, cerca de 1,4 milhões de crianças com menos de 5 anos no mundo morrem por problemas de diarreia e pneumonia.

Até 60% dessas mortes poderiam ser evitadas apenas lavando as mãos de maneira correta.

Dúvidas sobre esse assunto que muitas vezes passam despercebidas na nossa sociedade serão respondidas neste artigo. Veja a seguir!

O que acontece quando não lavamos as mãos?

Uma série de problemas em sua vida, principalmente com relação a sua saúde, podem ser desencadeados quando não se lava as mãos de maneira correta.

Isso pode enfraquecer o sistema imunológico, ficando mais vulnerável e podendo pegar um resfriado ou até doenças mais sérias, como hepatite A, transmitida através do contato com fezes também contaminadas.

Resfriado

Cerca de 80% das doenças infecciosas espalhadas pelo mundo são transmitidas pelo toque, a Covid-19 é um exemplo.

O simples fato de tocar em algo contaminado, ou seja, cheio de germe e bactérias e, logo em seguida, passar as mãos no rosto facilita o contágio de diversas doenças, nesse caso, o resfriado. 

Dessa forma, se por algum momento se esquecer e fizer isso, terá grandes chances de ser infectado.

Obviamente, você não precisa ficar paranoico com isso. Entretanto, é muito importante manter o hábito de lavar as mãos com certa regularidade e de maneira correta.

Intoxicação alimentar

Preparar ou cozinhar alimentos com as mãos sujas é outro problema muito comum entre as pessoas.

De acordo com estudos da CDC (Centers for Disease Control and prevention), grande parte das doenças são propagadas por alimentos e transmitidas por mãos sujas.

Com o simples hábito de lavar as mãos corretamente antes de entrar em contato com alimentos, já se torna possível evitar grandes problemas.

Hepatite A

A hepatite A é um vírus que ataca o fígado e se espalha rapidamente pelo corpo. Pode ser propagada através do contato sexual com portadores do vírus ou pela ingestão de alimentos contaminados.

Essa doença pode ser grave, agressiva e letal, mas que com o simples ato de manter as mãos limpas, tendo cuidado e atenção, já previne a propagação da contaminação.

Como lavar as mãos corretamente

Vamos ver a forma correta de lavar as mãos, confira o passo a passo das 5 momentos da higiene das mãos:

  1. Primeiro, molhe as suas mãos com água corrente, morna ou fria.
  2. Segundo, passe o sabonete líquido ou espuma pelas mãos e dedos por cerca de 15 a 20 segundos.
  3. Terceiro, retire o sabão das mãos em água corrente, morna ou fria com atenção.
  4. Seque as mãos com papel toalha.
  5. Sempre utilize produtos para higiene das mãos, lavar somente com água não adianta, além disso esteja atento ao lugar que você lavará as suas mãos, tenha cuidado para não encostar na pia novamente (principalmente em banheiros e pias públicas), podendo haver nova contaminação.

Fique atento no passo a passo de lavar as mãos e a placa de lavar as mãos que também orientam o melhor método de higiene naquele local.

Quando devo lavar as mãos?

Acredito que essa possa ser a dúvida de uma quantidade enorme de pessoas: Saber qual é o momento certo de lavar as mãos.

Manter a higiene das mãos é importante para impedir a propagação de bactérias e germes para outras pessoas, além de cuidar da saúde e prevenir doenças, é especialmente importante lavar as mãos:

  • Depois de usar o banheiro;
  • Depois de tocar em animais;
  • Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar;
  • Antes de comer e cozinhar.

Não se esqueça de sempre secar as mãos com papel toalha, se possível passar álcool em gel para maior segurança e com a saboneteira de sabonete líquido que dispensa a quantidade ideal para uma higienização segura.

Você percebe o quão simples é fazer isso? O problema é que muitas vezes isso passa despercebido em nosso dia a dia e acabamos esquecendo a importância de lavar as mãos corretamente.

Lavar as mãos vai muito além da prevenção de doenças

Lavar as mãos frequentemente pode evitar muitos problemas, com qual frequência você lava a suas?

Este simples gesto pode ocasionar na redução da quantidade de antibióticos que as pessoas usam, por exemplo.

Saiba que, muitas das vezes, antibióticos são prescritos de forma equivocada para problemas de saúde no mundo todo. No entanto, lavar as mãos ajuda a prevenir o uso excessivo desses medicamentos.

E ainda por cima, evitará que você adoeça com germes que já são resistentes aos antibióticos, e que são ainda mais difíceis de tratar.

Se você precisa de apoio para ter os produtos certos e outras formas de gerar o hábito correto de lavar as mãos em sua empresa, conte com a Profline Higiene para te ajudar nisso.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus colegas de trabalho e ajude a difundir na sua empresa esse hábito que é essencial para todos nós. Para conferir mais conteúdos como este, acesse nosso blog e veja os demais conteúdos.

Categorias

Faça o download de materiais que auxiliam a educar a sua equipe e a evitar o desperdício