Início » Limpeza, desinfecção e descontaminação: quais são as diferenças?
Limpeza Profissional

Limpeza, desinfecção e descontaminação: quais são as diferenças?

Rafael Sócio Diretor da Profline Higiene

25 janeiro, 2022
Tempo de leitura: 4 minutos

Limpeza, descontaminação e desinfecção não são a mesma coisa. E conhecer suas diferenças traz economia de tempo e dinheiro. Continue lendo e entenda melhor.

Limpeza x desinfecção x descontaminação

Para o ambiente profissional, saber a diferença de alguns procedimentos cotidianos proporciona às empresas maior eficiência em suas execuções.

Por exemplo, saber o que significa os conceitos de limpeza, descontaminação e desinfecção evita o uso inadequado de produtos, garante o modo correto da ação específica realizada e exige do profissional técnicas direcionadas para a efetivação de cada um destes procedimentos.

O que é Limpeza?

saiba o que e limpeza

Todo procedimento simples e generalizado de higiene é considerado uma limpeza.

Portanto, devido a sua simplicidade, esse procedimento demanda pouco tempo e energia para ser executado. Mas deve ser realizado com constância para fins de manutenção básica de um ambiente limpo.

Nada de utilizar produtos pesados na hora de realizar uma limpeza diária em ambientes públicos que não necessitam de profundidade na higienização, como escolas, áreas de lazer, escritórios e condomínios.

Além de água e sabão, alguns dos produtos profissionais recomendados para uma limpeza eficiente são o Aplicador Bowl Cleanse – Spartan, o Clean by Peroxy 5L – Spartan, o Marine Fresh 5L – Spartan, o Bowl Cleanse 1L – Spartan, entre outros.

O que é desinfecção?

saiba o que e desinfeccao

E desinfecção, você já ouviu falar nessa palavra? A desinfecção é um procedimento de higienização mais aprofundado que acontece antes da utilização dos ambientes para assegurar o uso adequado dos espaços e a integridade dos materiais encontrados neles.

Desinfectar algo significa realizar uma esterilização. Ou seja, de modo intenso e rigoroso, a desinfecção não só remove as impurezas visíveis, como combate a proliferação de agentes patógenos presentes em objetos e lugares. 

Esse procedimento é comum em ambientes de saúde, químicos, clínicos, laboratoriais, cozinhas e industrias e exigem produtos específicos em suas realizações.

Além de desinfetantes, álcool 70% e água sanitária, alguns dos produtos profissionais recomendados para uma desinfecção eficiente são o Alvfresh 5L – Spartan, o Chlorofresh 5L – Spartan, o Golden Glo 5L – Spartan, entre outros.

O que é descontaminação?

saiba o que descontaminacao

A descontaminação também é considerada uma limpeza mais aprofundada, que além de vencer as impurezas visíveis, combate agentes patógenos presentes em objetos e lugares. O que difere este procedimento da desinfecção é o seu momento de realização.

Enquanto a desinfecção antecede o uso dos ambientes e materiais para manter seguras as suas utilizações, a descontaminação acontece no momento posterior.

Ou seja, a descontaminação acontece para combater quaisquer resquícios de impurezas possam ter sobrado após a utilização de ambientes e objetos.

Os produtos profissionais indicados para uma descontaminação seguem a linha dos recomendados para uma desinfecção, como os já citados Chlorofresh 5L – Spartan, Golden Glo 5L – Spartan, entre outros.

Que tal alguns exemplos práticos?

Para exemplificar, pode-se pensar numa sala de aula em que é necessária uma limpeza constante.

Já na utilização de uma sala cirúrgica, é preciso contar com uma desinfecção antes do uso do ambiente hospitalar e de seus materiais cirúrgicos. E uma descontaminação após a cirurgia acontecer.

E aí? Gostou do conteúdo? Contar com especialistas em limpeza profissional é ter a garantia das melhores indicações para a manutenção da saúde da sua empresa. Conheça nosso trabalho.

Categorias

Faça o download de materiais que auxiliam a educar a sua equipe e a evitar o desperdício