Início » Limpeza profissional: O que é e quais são os benefícios?
Limpeza Profissional

Limpeza profissional: O que é e quais são os benefícios?

Cassio Redator

15 outubro, 2020
Tempo de leitura: 5 minutos

Fazer a limpeza profissional de uma casa é bem diferente de cuidar da higienização de um ambiente com grande circulação de pessoas, como clínicas e academias. E saber como realizar essa limpeza é essencial para as organizações e diferentes espaços.

A diferença entre esses dois casos não envolve apenas a maneira como os ambientes serão limpos, mas materiais utilizados, técnicas e até mesmo exigências que precisam ser cumpridas de acordo com a legislação.

Para que não erre e garanta a segurança de todas as pessoas que frequentam o local, descubra o que é a limpeza profissional e o que a torna única.

O que é limpeza profissional?

A limpeza profissional pode ser entendida como a higienização voltada para ambientes laborais que utiliza técnicas e produtos específicos que garantam um resultado adequado ao esperado.

Para que ela ocorra é preciso ter um pessoal que conheça os produtos que serão utilizados e saiba como eles devem ser aplicados na prática. Em relação aos itens usados na limpeza do espaço, esses devem ser voltados para cada ambiente específico e adotados conforme indicação do fabricante.

O uso de equipamentos de proteção, como luvas e máscara, é necessário em alguns casos para garantir o manuseio correto dos produtos e a segurança dos profissionais. Além disso, deve-se adotar uma rotina de limpeza com cronograma e responsáveis por cada área.

Leia também: Coronavírus: 5 cuidados que você precisa ter

Por que fazer a limpeza profissional?

Achar que apenas passar um pano com um produto cheiroso no chão é suficiente para garantir a higienização do espaço é um grande erro. Em locais onde há grande circulação de pessoas é preciso não apenas deixar tudo limpo como também desinfetar os espaços para evitar a proliferação de doenças. Em especial em situações delicadas, como a pandemia de coronavírus.

Em alguns ambientes os cuidados precisam ser ainda maiores. Por exemplo, em um restaurante a limpeza precisa seguir normas técnicas, caso contrário o local poderá ser vistoriado. E se a limpeza não for correta, com os produtos certos, pode ser fechado pela vigilância sanitária.

Isso acontece porque se um produto de limpeza errado for usado na cozinha poderá contaminar os alimentos e deixar as pessoas doentes ou não garantir a limpeza necessária.

Em um ambiente médico-hospitalar os cuidados também devem ser grandes. Nesses locais as chances de transmissão de doenças, quando não há uma limpeza adequada, são enormes. Produtos de limpeza impróprios podem deixar as pessoas doentes ou não trazer um resultado satisfatório, o que é capaz de gerar fiscalizações da ANVISA e penalidades ao estabelecimento.

Cada segmento empresarial pode ter normas específicas e a limpeza profissional se adequa a elas e garante a higienização correta.

Os benefícios da limpeza correta

Ao fazer a limpeza profissional de forma correta, os estabelecimentos estão entendendo a importância dela e podem aproveitar todos os benefícios que ela proporciona como:

  • Ter um ambiente sempre limpo e adequado para uso
  • Garantir que as normas sanitárias estão sendo cumpridas e que isso não resultará em penalidades
  • Profissionais que sabem manusear os produtos garantindo que esses sejam usados de forma correta e sem desperdício
  • Evitar acidentes por mistura incorreta de produtos de limpeza ou de aplicação de forma indevida
  • Ter acesso a produtos profissionais ideais para cada ambiente e que possuem alta eficácia
  • Economizar ao usar produtos, equipamentos, cronogramas e técnicas corretas que garantem a higienização adequada

A limpeza profissional é assunto sério e deve ser tratada dessa forma, pois muito além de garantir a higienização dos ambientes, muitas vezes está diretamente relacionada com a saúde dos colaboradores e clientes.

Categorias

Faça o download de materiais que auxiliam a educar a sua equipe e a evitar o desperdício