O que nunca te contaram sobre a má utilização dos produtos de limpeza
Montar uma lista de produtos de limpeza para empresa é complicado quando o mercado de limpeza, tanto profissional quanto doméstico, oferece uma infinidade de produtos para todos os tipos de superfícies, sujidades e situações.
Porém, existem coisas que nunca te contaram sobre a má utilização dos produtos de limpeza, que fazem com que os resultados obtidos não sejam exatamente aqueles que você estava esperando.
Nesse artigo, vamos falar de algumas questões que você deve levar em consideração para ter os melhores resultados nos processos de limpeza de sua empresa.
Table of Contents
ToggleProdutos de limpeza podem aumentar a sujeira!?
Às vezes, usar produtos de limpeza inadequados, pode ser sinônimo de prejuízo.
Vou contar a você o caso do Paulo, um cliente que atendemos aqui na Profline:
Paulo é administrador de um prédio de escritórios na zona sul de São Paulo, o lugar é muito elegante e a recepção tem um lindo piso branco que está sempre limpíssimo. Várias vezes ao dia, profissionais de limpeza passavam panos com água sanitária diluída, para garantir que o piso estivesse o mais branco possível.
Porém, Paulo percebeu que os rejuntes começaram a ficar encardidos cada vez mais rápido, parecia que a sujeira fazia questão de se acumular ali, de tal forma que nem esfregar com água sanitária estava sendo suficiente.
Acontece que nem Paulo e nem sua equipe de facilities sabiam que a água sanitária pode ser agressiva para algumas superfícies, pois cria uma porosidade que torna maior e mais profundo o acúmulo de sujeira, dificultando cada vez mais a limpeza.
A solução para o problema do Paulo foi, além de nosso treinamento com equipe, a recomendação do Clean By Peroxy, da Spartan. Esse produto é à base de Peróxido de Hidrogênio, que além de alvejar, desinfetar e desengordurar, não agride a superfície ou os rejuntes do piso.
Com uma limpeza mais eficiente, não era mais necessário passar pano o tempo todo, isso também diminuiu o consumo de água e o trabalho da equipe de limpeza.
Veja a seguir algumas dicas para fazer sua lista de produtos de limpeza para empresa de maneira assertiva:
Produtos de limpeza domésticos ou comuns em galão são mais caros que produtos profissionais concentrados
O Paulo estava muito satisfeito com o Clean by Peroxy, porque, fazendo as contas, ele viu que era bem mais econômico. Além de ser um produto multifuncional, assim como outros produtos de limpeza profissional, o produto concentrado rendia até 200 litros quando diluído.
Dessa forma, o custo do litro ficava em menos de 1 real, enquanto a água sanitária, da melhor marca, custava em torno de 4 reais.
Fazendo um cálculo básico, podemos perceber que existe uma grande diferença no preço do litro em relação aos produtos domésticos, especialmente em áreas onde há grande circulação de pessoas ou grandes espaços.
Você não precisa de um monte de produtos, quando existem boas opções multiuso.
Isso vale também para os lares, mas falando de empresas onde as demandas por limpeza são maiores e mais específicas, escolher um bom produto multiuso é fundamental.
Muitas vezes um único limpador pode ter características de desinfetante, desengordurante, alvejante e desodorizante, além de outras funcionalidades.
Além disso, produtos versáteis podem ser usados em diversos tipos de superfícies. Então, não é necessário que você tenha vinte produtos de limpeza diferentes em sua despensa.
O Clean by Peroxy, por exemplo, pode ser usado em diferentes tipos de pisos, azulejos, mármores, inox, plástico, vidro, entre outras superfícies. Tudo isso de maneira eficiente, sem você precisar realmente de um produto específico.
Pequenas quantidades de produtos são suficientes quando usadas da maneira correta.
Muita gente acredita que em um processo de limpeza, quanto mais produto, melhor. Porém, isso é um mito. Bons produtos fazem o seu trabalho sem precisar do uso em exagero.
Usar produtos em demasia, só vai dificultar o trabalho da equipe de limpeza e trazer mais gastos para a empresa.
Sem o uso de EPIs, produtos de limpeza podem ser agressivos para a saúde.
Quando pensamos em EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), geralmente pensamos em artigos como cintos de segurança e capacetes; geralmente, a ideia de EPI está ligada a tarefas de risco como peso e altura.
Porém, a rotina de limpeza pode apresentar riscos quando executada da maneira errada ou sem segurança.
O uso de EPIs como luvas, por exemplo, é uma forma de proteger o profissional de limpeza que está em contato constante com químicos.
Produtos de limpeza podem poluir o meio ambiente. Escolha opções ecológicas.
Não tem como fugir, produtos químicos quando liberados na rede de esgoto tem grande potencial de prejudicar o meio ambiente.
O caso aqui não é deixar de usar produtos de limpeza, mas de fazer as escolhas corretas. Produtos de limpeza profissionais permitem um alto rendimento quando diluídos, ou seja, menos uso de produto.
Outra boa opção é escolher produtos que são menos agressivos ao meio ambiente: para identificar essas opções existe o Rótulo Ecológico da ABNT, que identifica quais produtos promovem menos impacto negativo para a natureza, tanto no seu uso, quanto no processo de fabricação.
Como trocar os produtos de limpeza de mercado por produtos profissionais.
Assim como a Profline, na região de São Paulo, existem empresas de todo o Brasil que vendem produtos profissionais e que possuem consultores capazes de identificar as melhores opções de produto para incluir em sua lista de produtos de limpeza para empresa.
Nossos consultores estão à disposição para tirar todas as suas dúvidas e indicar as melhores escolhas para você.
Sócio Diretor da Profline Higiene