Início » O que nunca te contaram sobre a má utilização dos produtos de limpeza
Limpeza Profissional

O que nunca te contaram sobre a má utilização dos produtos de limpeza

Rafael Sócio Diretor da Profline Higiene

20 março, 2022
Tempo de leitura: 8 minutos

O mercado de limpeza, tanto profissional quanto doméstico, oferece uma infinidade de produtos para todos os tipos de superfícies, sujidades e situações. Mas, existem coisas que nunca te contaram sobre a má utilização dos produtos de limpeza, que fazem com que os resultados obtidos não sejam bem aqueles que você estava esperando.

Isso significa que os produtos de limpeza disponíveis no mercado não são eficientes? Calma, não se trata disso! Porém, há certas questões que as pessoas não costumam pensar na hora de comprar produtos de limpeza e que podem influenciar muito nos resultados finais.

Nesse artigo, vamos falar de algumas questões que você deve levar em consideração para ter os melhores resultados nos processos de limpeza de sua empresa.

Produtos de limpeza podem aumentar a sujeira!?

Às vezes, usar produtos de limpeza inadequados, pode ser sinônimo de prejuízo. 

Vou contar a você o caso do Paulo, um cliente que atendemos aqui na Profline.  Paulo é administrador de um prédio de escritórios na zona sul de São Paulo. 

O prédio que Paulo administra é muito elegante e a recepção tem um lindo piso branco, que ele faz questão que esteja sempre limpíssimo. Várias vezes ao dia, profissionais de limpeza passavam panos com água sanitária diluída, para garantir que o piso estivesse o mais alvo possível.

Porém, Paulo percebeu que os rejuntes começaram a ficar encardidos cada vez mais rápido, parecia que a sujeira fazia questão de se acumular ali, e nem esfregar com água sanitária estava sendo suficiente.

Acontece que a água sanitária pode ser agressiva para algumas superfícies, pois vai criando uma porosidade que torna maior e mais profundo o acúmulo de sujeira, dificultando cada vez mais a limpeza.

Solução do problema do Paulo:

Recomendamos para o Paulo o Clean By Peroxy, da Spartan. Esse produto é desenvolvido à base de Peróxido de Hidrogênio, que evita misturas de produtos pois além de alvejar, desinfetar, desengordurar, ele não agride a superfície e não danifica os rejuntes do piso.

Com uma limpeza mais eficiente, não era mais necessário passar pano o tempo todo, isso também diminuiu o consumo de água e o trabalho da equipe de limpeza. 

Não se engane: Produtos de limpeza domésticos ou comuns em galão são mais caros que produtos profissionais concentrados 

O Paulo estava muito satisfeito com o Clean by Peroxy, porque, fazendo as contas, ele viu que era bem mais econômico. Pois além de ser um produto multifuncional, assim como outros produtos de limpeza profissional, o Clean by Peroxy concentrado rendia até 200 litros de produto. Dessa forma, o custo do litro ficava em menos de 1 real , enquanto a água sanitária, da melhor marca, custava em torno de 4 reais.

Os produtos de limpeza profissional são concentrados e alguns rendem até 500 litros. Fazendo o cálculo, podemos perceber que existe uma grande diferença no preço do litro, em relação aos produtos domésticos.

Em áreas onde há grande circulação de pessoas ou grandes espaços, usar produtos de limpeza desenvolvidos para o uso da casa, não é a melhor opção, seja em eficiência ou economia.

Você não precisa de um monte de produtos, quando existem boas opções multiuso.

Isso vale também para os lares, mas falando de empresas onde as demandas por limpeza são maiores e mais específicas, escolher um bom produto multiuso é fundamental.

Muitas vezes um único limpador pode ter características de desinfetante, desengordurante, alvejante e desodorizante, além de outras funcionalidades.

Além disso, produtos versáteis podem ser usados em diversos tipos de superfícies. Então, não é necessário que você tenha vinte produtos de limpeza diferentes em sua despensa.

O Clean by Peroxy, por exemplo, pode ser usado em diferentes tipos de pisos, azulejos, mármores, inox, plástico, vidro entre outras superfícies, de maneira eficiente, sem que você realmente precise de um produto específico para isso ou aquilo.

Pequenas quantidades de produtos são suficientes quando usadas da maneira correta.

Muita gente acredita que em um processo de limpeza, quanto mais produto, melhor.  Porém, isso é um mito. Bons produtos fazem o seu trabalho sem precisar do uso em exagero.

Usar produtos em demasia, só vai dificultar o trabalho da equipe de limpeza e trazer mais gastos para a empresa.

Sem o uso de EPIs, produtos de limpeza podem ser agressivos para a saúde.

Quando pensamos em EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), geralmente pensamos em artigos como cintos de segurança e capacetes. E geralmente a ideia de EPI está ligada a tarefas de risco como peso e altura.

Porém, a rotina de limpeza pode apresentar riscos quando executada da maneira errada ou sem segurança.

Além de evitar as famigeradas misturinhas de produtos que podem ser fatais para a saúde, o uso de EPIs como luvas, por exemplo, é uma forma de proteger o profissional de limpeza que está em contato constante com químicos.

Produtos de limpeza podem poluir o meio ambiente. Escolha opções ecológicas.

Não tem como fugir, produtos químicos quando liberados na rede de esgoto tem grande potencial de prejudicar o meio ambiente. Por outro lado, eliminam bactérias e microorganismos que fazem mal à saúde humana.

O caso aqui não é deixar de usar produtos de limpeza, mas de fazer as escolhas corretas. Produtos de limpeza profissionais são concentrados e permitem um alto rendimento quando diluídos. Isso significa menos uso de produto.

Outra boa opção é escolher produtos que são menos agressivos ao meio ambiente. Para identificar essas opções existe o Rótulo Ecológico da ABNT, que identifica quais produtos promovem menos impacto negativo para a natureza, tanto no seu uso, quanto no processo de fabricação.

Como trocar os produtos de limpeza de mercado por produtos profissionais.

Assim como a Profline, na região de São Paulo, existem empresas de todo o Brasil que vendem produtos profissionais e que possuem consultores capazes de identificar a melhor opção para o processo de limpeza de sua empresa.

Estando em São Paulo, entre em contato com a nossa equipe e explique a sua necessidade. Nossos consultores estão à disposição para tirar todas as suas dúvidas e indicar as melhores escolhas para você.

Categorias

Faça o download de materiais que auxiliam a educar a sua equipe e a evitar o desperdício