Início » Papel toalha para banheiro X secador elétrico
Dicas

Papel toalha para banheiro X secador elétrico

Cassio Redator

7 dezembro, 2021
Tempo de leitura: 6 minutos

Se você está montando uma empresa ou reformando os ambientes, deve ter pensado se é melhor optar pelo papel toalha para banheiro ou secador elétrico.

Esse é um questionamento bastante comum, afinal é preciso avaliar qual será mais econômico, eficiente, saudável e sustentável. Para chegar a uma resposta é importante entender as vantagens e desvantagens de cada um e a forma como são usados pelas pessoas.

A proliferação de bactérias e vírus

O banheiro é um ambiente cheio de bactérias e vírus, por isso é recomendada a limpeza diária. Até aí nenhuma novidade, mas você deve estar pensando qual a relação com o tipo de secagem de mão escolhido.

Primeiro, entenda que muitas pessoas não lavam a mão corretamente e mesmo após esse processo elas podem carregar consigo algumas bactérias. Além disso, quanto mais molhadas mais suscetíveis à proliferação de microrganismos, principalmente se combinadas com o calor.

Comparando as duas opções para secagem de mão (papel e secador), o papel toalha para banheiro acaba evitando que esses seres invisíveis se espalhem. Esse processo faz com que 15 partículas de vírus se disseminem no ambiente em um raio de pouco mais de 1 metro.

Os secadores de mão de ar quente, que possuem a boca para baixo, espalham cerca de 100 partículas de vírus. O alcance delas é maior e chega a 2.5 metros.

Ao optar pelo jato de ar, no qual a pessoa coloca a mão dentro, a situação se agrava mais. Ele espalha vírus que estão na sua superfície do equipamento e nas mãos das pessoas por cerca de 3 metros e dispersa mais de 3.000 partículas.

O jato de ar não apenas contamina o ambiente como as mãos, podendo fazer com que fiquem mais sujas do que antes da lavagem.

A sustentabilidade

Outro ponto que é preciso ponderar em relação ao uso do papel toalha para banheiro está ligado à sustentabilidade. É bem comum pensar que pelo material gerar resíduos ele não é considerado ecológico.

Primeiro saiba que existem opções de papéis que são feitas com material recuperado, como a linha REVIVA, feita a partir de caixas de longa vida que iriam para aterros e demorariam mais de 100 anos para se decompor.

Mas que são transformadas em papel toalha de mãos que se degrada em até seis meses. Dependendo do método adotado na produção é possível reduzir o uso de água e energia também.

Os secadores elétricos não geram nenhum tipo de resíduo, o que aparentemente pode fazer com que sejam mais interessantes. Entretanto, a própria produção desses aparelhos e a energia utilizada por eles é superior à empregada em todo o processo de fabricação dos papéis.

Papel toalha para banheiro x secador elétrico: a melhor opção

Avaliando o papel toalha de banheiro e o secador elétrico é possível chegar a uma conclusão, ainda mais quando analisamos alguns números.

Secar as mãos com o papel toalha leva em média 11 segundos, já com o secador elétrico demora 30 segundos. Para quem tem pressa a primeira opção é a melhor.

Em relação à saúde, o papel toalha para banheiro leva vantagem, pois ele não espalha tantas bactérias e vírus pelo ar.

Na questão ambiental ele também se mostra a melhor escolha, porque utiliza menos energia elétrica. Ao fazer as contas, você verá que sai mais caro pagar a conta de luz do que incluir esse produto na compra de materiais de higiene e limpeza.

Locais onde pessoas também aproveitam os banheiros para escovarem os dentes ou lavar o rosto deixam os usuários totalmente insatisfeitos se usarem secadores, uma vez que a saúde e a higiene não contam apenas com a higienização das mãos.

A conclusão é que o papel é a escolha mais inteligente para as empresas que querem economizar, cuidar do meio ambiente e da saúde de seus colaboradores e clientes.

Por isso, a Profline oferece uma ampla linha de toalhas de papel para banheiros, assim como, o porta papel toalha mais adequado para o  banheiro da sua empresa.

Se já conseguiu formar a sua opinião sobre o papel toalha para banheiro, agora está na hora de pensar em um dispenser para utilizar com ele. Conheça algumas opções no artigo Suporte de papel toalha Santher: conheça todos os modelos e finalidades.

Categorias

Faça o download de materiais que auxiliam a educar a sua equipe e a evitar o desperdício