Início » Papel toalha para banheiro: Como escolher?
Dicas

Papel toalha para banheiro: Como escolher?

Cassio Redator

28 setembro, 2020
Tempo de leitura: 7 minutos

Na hora de comprar o papel toalha para banheiro muitas empresas acabam considerando apenas o valor e esquecem de avaliar as demais variáveis. Com isso, adquirem produtos de má qualidade ou que não suprem a necessidade.

Para que você não cometa esses erros, separamos algumas dicas para avaliar antes de tomar a sua decisão final. Confira!

1. Considere o ambiente para escolher o papel toalha para banheiro

É preciso considerar o tipo de papel a ser usado. Quando se opta pelo papel toalha interfolhado, o mais indicado é que ele seja utilizado em locais que pretendem expressar a higiene e saúde com produtos de melhor qualidade, como um papel toalha folha simples resistente, folha dupla e até folhas triplas e quádruplas para ambientes com foco em requinte e sofisticação.

Cada vez que o dispenser é abastecido, consegue atender cerca de 100 pessoas. Ele é indicado para empresas do ramo de saúde como clínicas, consultórios, locais com circulação de clientes e escritórios.

Já no caso do papel toalha para banheiro de bobina, a indicação de uso é para locais com mais movimentação de pessoas, pois cada reposição chega a atender até 400 usuários. As empresas que mais adotam esse estilo de papel são shoppings, restaurantes, cinemas, entre outros.

2. Avalie o tipo de papel e qualidade

Um dos pontos a considerar para escolher o tipo de papel toalha para banheiro é avaliar a gramatura dele. Por exemplo, o papel com 24g é o mais comum, ele possui um bom poder de secagem e maciez moderada.

Ao optar por um papel de maior gramatura, se tem um produto mais nobre, pois ele costuma ser mais espesso e ter uma absorção maior. Nesse caso, vale considerar qual o público a ser atendido e corresponder a essa expectativa.

Mantenha atualizado o laudo dermatológico e o laudo microbiológico, lote a lote, preservando a segurança do papel e de quem vai utilizá-lo. Além disso, é preciso avaliar o poder de absorção, resistência à tração e aparência.

Papeis mais finos, com má aparência ou que rasgam com facilidade tendem a ter um preço menor, mas quando se calcula consumo por uso, esse tipo de papel toalha tende a ter até 50% mais consumo do que se deveria. Aumentando a quantidade de lixo e de fardos de papel para se comprar, caracterizando a maior parte de seu uso como desperdício.

Uma maneira simples de perceber isso é olhando para a lixeira próxima das pias, pois quando se observa alguns montes de papeis sem uso ou juntos e amassados é possível perceber que, existe um erro no sistema de higiene por conta do suporte ou da qualidade do papel.

Leia também: Tipos de papel toalha para banheiro que você precisa conhecer

3. Analise o preço e faça as contas

É claro que toda empresa quer economizar, entretanto isso não pode afetar a qualidade dos produtos de higiene ofertados. Principalmente para assegurar que todos no local tenham acesso à higiene pessoal e limpeza completa do ambiente. Essa prática evita a proliferação de vírus e bactérias.

Verifique quais são as opções disponíveis no mercado, faça uma pesquisa de preço e opte por aquela que oferece um bom custo-benefício. Vale tentar negociar com seu fornecedor para chegar a um acordo que fique bom para ambos os lados.

Mas é necessário avaliar também, a utilização do papel. O papel de bobina normalmente é em forma de folhas simples, forçando o uso maior de folhas, já o papel interfolhado pode reduzir o desperdício, tendo em vista que ele também tem opções de folha dupla, folha tripla e até quadruplas.

4. Pense na sustentabilidade e na imagem da empresa

O tema meio ambiente está em alta e empresas que pensam e agem de forma sustentável são mais bem vistas pelos consumidores e parceiros de negócio.

Considere optar por um papel toalha para banheiro que seja produzido de maneira sustentável, que reutilize produtos e seja fruto da reciclagem. Ao fazer isso, a empresa mostrará sua posição e forma de atuação, além de oferecer um bom produto de higiene para uso.

Atualmente existem linhas alinhadas com esse propósito como é o caso da linha REVIVA da Santher, fabricante dos papeis Personal e SNOB que criou papeis com aspecto natural de mesma qualidade que os demais, mas usando matéria prima proveniente de embalagens “longa vida” coletadas de cooperativas e que seriam descartadas em aterros sanitários e no meio ambiente, mas que conseguem ser utilizadas na produção sustentável e também evita o uso de combustíveis fósseis e árvores no processo de fabricação.

Para se ter uma ideia, apenas um fardo desse papel pode retirar do meio ambiente 270 embalagens, poupa 20kg de madeira e economiza 161 litros de água, além de redução significativa de químicos como branqueadores.

5. Adeque o papel ao tipo de dispenser

Não adianta comprar um bom papel toalha de mão se ele ficar exposto em cima de uma prateleira sem a proteção necessária ou em um equipamento rústico, ou quebrado, pois acabará molhando e estragando.

Existem diversos modelos de dispenser, busque aquele que tem o tamanho ideal para o papel que você vai utilizar, evitando o desperdício. O equipamento que tem a boca grande demais pode influenciar o mal uso, o da boca pequena pode rasgar o papel ao ser retirado, por isso, avalie também as características do ambiente e do suporte.

Se a empresa já possui um dispenser específico para papel toalha, compre os produtos de reposição indicados para ele. Não esqueça que o dispenser também considera o ambiente em que será inserido, se você ainda não o possui, escolha de acordo com a movimentação no espaço.

Seguindo essas orientações, conseguirá escolher melhor o papel toalha para banheiro e ter um retorno positivo.

Categorias

Faça o download de materiais que auxiliam a educar a sua equipe e a evitar o desperdício