Início » Para que serve a manutenção preventiva dos equipamentos de banheiros corporativos?
Dicas

Para que serve a manutenção preventiva dos equipamentos de banheiros corporativos?

Cassio Redator

11 novembro, 2019
Tempo de leitura: 4 minutos

Enquanto algumas empresas acham que apenas fazer a limpeza diária dos sanitários é suficiente, outras já entenderam para que serve a manutenção preventiva dos equipamentos e como ele é importante.

É claro que a higienização deve ser realizada todos os dias, mas garantir que os equipamentos estejam em boas condições de uso e sem apresentar riscos para as pessoas é fundamental.

Portanto, em vez de esperar que os acessórios e demais itens quebrem para providenciar a substituição, pense que a prevenção pode trazer muito mais benefícios e afetar positivamente as finanças da empresa. Entenda para que ela serve e os motivos de investir na manutenção.

Evitar o desperdício de materiais

Comprar sabonete, papel higiênico e papel toalha não é barato e isso possui um custo para a empresa, mas, e se esses valores pudessem ser reduzidos sem que a qualidade seja prejudicada ou as pessoas fiquem sem acesso a eles?

Entender para que serve a manutenção preventiva dos equipamentos ajuda a responder essa questão, pois, quando os equipamentos estão funcionando corretamente evitam que haja desperdício.

Um exemplo é o dispenser de sabonete com defeito, o líquido ficará pingando sem que seja utilizado e será preciso repor com frequência gerando ainda mais desperdício.

Garantir a segurança do ambiente

Segurança do trabalho envolve todos os ambientes da empresa e já pensou que o banheiro também deve ser incluído nessa lista?

Um equipamento quebrado ou com mau funcionamento pode provocar o uso inadequado o que resultará em equipamentos totalmente danificados e pessoas se machucando. Uma pessoa que quer usar o papel toalha que está emperrado pode colocar a mão pelo buraco na tentativa de puxar e se arranhar.

Leia mais: 8 motivos para contratar a Profline

Para que serve a manutenção preventiva dos equipamentos: Melhora a estética

Imagine os clientes com nojo de usar o banheiro e falando que ele é mal conservado porque os equipamentos estão quebrados. Garantir que o ambiente seja agradável aos consumidores faz com que se sintam bem na empresa e queiram fechar negócio com ela.

Já os colaboradores não reclamarão da empresa por ela ser feia e ter uma estética ruim, afinal, isso poderia trazer uma imagem negativa para a organização e fazer com que perdesse clientes e negócios.

Reduzir custos

Se tem algo que sempre faz qualquer empresa prestar atenção é o dinheiro. E se a resposta para que serve a manutenção preventiva dos equipamentos fosse reduzir os custos?

É possível diminuir os gastos porque não existe desperdício de material, isso significa que na hora da compra é possível reduzir a quantidade e o valor investido em itens de higiene.

A prevenção possui menor custo do que a manutenção, pois, no primeiro caso é preciso apenas arcar com a mão de obra. Já a manutenção exigirá um profissional para identificar o problema, outro para realizar o serviço e ainda será preciso pagar pelos equipamentos.

Somente esses argumentos já são suficientes para entender para que serve a manutenção preventiva dos equipamentos, mas, podemos incluir nessa lista o planejamento com o orçamento já que a manutenção estará prevista e aumentará a vida útil dos equipamentos.

Sabendo para que serve a manutenção preventiva dos equipamentos e seus benefícios, vai deixar que sua empresa continue fazendo reparos e desperdiçando materiais?

Categorias

Faça o download de materiais que auxiliam a educar a sua equipe e a evitar o desperdício