Início / Higiene Corporativa / Qual a diferença entre higiene ocupacional e limpeza no trabalho?
Qual a diferença entre higiene ocupacional e limpeza no trabalho?

Qual a diferença entre higiene ocupacional e limpeza no trabalho?

Apesar da semelhança entre os termos, higiene ocupacional e limpeza no trabalho não são a mesma coisa, mas acabam se complementando em suas definições. Saiba mais neste artigo!

Higiene ocupacional

A higiene ocupacional é um campo de estudo que se concentra em identificar, em um ambiente de trabalho, os agentes que podem representar riscos para as pessoas que desempenham suas funções no local. Inclusive, entra no escopo de Segurança do Trabalho, e também é conhecido como higiene do trabalho ou higiene industrial.

Ao reconhecer e identificar esses fatores de risco, é responsável por avaliar o nível desses riscos e estabelecer ações e medidas preventivas. Essas ações visam controlar, reduzir e, se possível, eliminar os agentes de risco, atuando de forma preventiva e corretiva para garantir a saúde dos colaboradores.

A segurança do trabalho visa prevenir acidentes nas atividades dos trabalhadores, controlando os riscos operacionais. Por outro lado, a higiene do trabalho ou ocupacional analisa os riscos da operação, mas parte do princípio da avaliação do risco; ou seja, atuam no princípio das doenças ocupacionais e de suas causas, mas não na operação em si.

higiene ocupacional e limpeza

Quais são os agentes de risco para a higiene ocupacional?

  • Riscos físicos: como sons, vibrações, ruídos, temperaturas, radiações, tremores e umidade;
  • Riscos de acidentes: como arranjo físico inadequado, ferramentas improvisadas, iluminação incorreta, chance de incêndio, equipamentos sem proteção e outras ocasiões de risco que podem ocasionar algum acidente;
  • Riscos químicos: substâncias químicas como gases, vapores, poeiras tóxicas, fumos, neblinas, etc;
  • Riscos biológicos: bactérias, bacilos, fungos, protozoários, parasitas e qualquer tipo de vírus que seja prejudicial à saúde humana. Neste caso, a limpeza profissional do ambiente é fundamental como medida de prevenção.

As etapas da higiene ocupacional são:

Antecipação dos riscos

Nesse primeiro passo, a equipe qualificada deve realizar uma análise do ambiente de trabalho. São avaliadas possíveis ameaças e agentes que possam causar acidentes de trabalho ou ameaças à saúde dos funcionários. Essa etapa é fundamental por permitir medidas preventivas antes de implementar ou modificar os processos industriais.

Reconhecimento dos riscos

Neste momento há uma avaliação qualitativa a respeito dos agentes de risco, quais os tipos existentes (físicos, químicos e biológicos) para aí estabelecer medidas necessárias para mitigar cada um deles. Além de analisar o lugar em que ocorrem as atividades, considera-se a rotina, processos, instalações e equipamentos usados pelos profissionais. 

Avaliação dos riscos

Aqui é feita a análise quantitativa dos riscos, para isso é levado em conta os limites de tolerância a riscos previstos na NR 15. Assim, a empresa investe em formas de controlar, amenizar e até mesmo neutralizar os riscos identificados.

Controle dos riscos

Após avaliadas quantitativa e qualitativamente as condições e possíveis riscos presentes no ambiente de trabalho, a empresa põe em prática ações para controlar o que foi identificado. Algumas das medidas são: 

  • uso de EPIs;
  • adoção de práticas seguras, como manutenção adequada de equipamentos; 
  • implementação de sistemas de controle, como sistemas de ventilação e isolamento, para reduzir a exposição dos colaboradores a maiores níveis de agentes de risco

Monitoramento e avaliação

São importantes para garantir a eficácia do programa de higiene ocupacional, devem ser realizados periodicamente para assegurar que está tudo sob controle. 

higiene ocupacional e limpeza

Limpeza no trabalho

A limpeza profissional pode ser entendida como a higienização voltada para ambientes laborais que utilizam técnicas e produtos específicos que garantam um resultado adequado ao esperado. 

A falta de higiene no ambiente de trabalho pode levar a diversos problemas de saúde, como alergias, infecções e doenças respiratórias. Isso pode causar ausências no trabalho, atrasos na entrega de projetos e diminuição da qualidade do trabalho realizado. 

80% das doenças no trabalho são transmitidas pelas mãos, mas é crucial reforçar essa informação regularmente e incentivar a higienização das mãos sempre que possível. Isso é especialmente importante em setores como facilities, onde a segurança do trabalho é uma preocupação constante. Mesmo com o uso de EPIs, é possível se contaminar com substâncias químicas ao coçar os olhos, por exemplo.

A forma como uma empresa mantém suas instalações é uma representação palpável de seus valores, padrões e cultura organizacional; muito além da estética, a limpeza e organização é um reflexo direto do respeito e consideração da empresa com sua equipe, clientes e parceiros. Inclusive, segundo a metodologia 5S, também demonstra como é a gestão do empreendimento.

Quer saber mais sobre esse tema? Leia nosso artigo.

Manter a higiene e limpeza no trabalho pode até parecer um desafio para muitas empresas, mas através dos benefícios que podem ser observados com essas mudanças e estratégias traçadas, é possível observar que promover a saúde e bem-estar vale a pena. Ao fazer a limpeza profissional de forma correta, os estabelecimentos estão entendendo a importância dela e podem aproveitar todos os benefícios que ela proporciona como:

  • Ter um ambiente sempre limpo e adequado para uso;
  • Garantir que as normas sanitárias estão sendo cumpridas e que isso não resultará em penalidades;
  • Profissionais que sabem manusear os produtos garantindo que esses sejam usados de forma correta e sem desperdício;
  • Evitar acidentes por mistura incorreta de produtos de limpeza ou de aplicação de forma indevida;
  • Ter acesso a produtos profissionais ideais para cada ambiente, que possuem alta eficácia;
  • Economizar ao usar produtos, equipamentos, cronogramas e técnicas corretas que garantem a higienização adequada;

A higiene ocupacional e a limpeza no trabalho são intrínsecas uma à outra; afinal, com uma boa higienização é possível reduzir a exposição dos colaboradores a produtos tóxicos ou perigosos e riscos de acidentes e incêndios.

A limpeza no trabalho é uma parte da operação para a eficácia da higiene ocupacional!

Nós da Profline somos especialistas em limpeza e higienização corporativa, vamos além da comercialização de produtos de higiene e fazemos uma verdadeira consultoria para que sua empresa tenha o melhor. Para total eficiência da limpeza, deve ser utilizado produtos profissionais de alta qualidade e equipamentos apropriados. 

Oferecemos a empresas de pequeno, médio e grande porte, produtos para limpeza profissional de altíssima qualidade e preços que realmente atendem a sua demanda. Nosso foco é assegurar que a sua empresa tenha todos os recursos necessários para realizar a limpeza com a máxima eficiência, garantindo bons resultados junto a empresas fiscalizadoras como a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e demais órgãos reguladores.

Além dos produtos, oferecemos serviços personalizados, como:

  • Treinamentos in loco da equipe de limpeza
  • Reposição dos produtos
  • Responsabilidade ambiental
  • Auxílio na criação de POP (Procedimento Operacional Padrão)
  • Empréstimo de equipamentos através de parceria de comodato

Se a sua empresa está localizada em São Paulo, fale conosco para um diagnóstico presencial.

higiene ocupacional e limpeza

Somos especialistas em trazer as melhores informações e noticias para a sua empresa sobre produtos de higiene, por meio de uma equipe totalmente qualificada e comprometida, oferecendo sempre as melhores soluções para o seu negócio e para o meio ambiente.