Início » Quaternário de amônio: O que é?
Limpeza Profissional

Quaternário de amônio: O que é?

Cassio Redator

29 outubro, 2020
Tempo de leitura: 7 minutos

Para fazer a limpeza de ambientes profissionais é possível utilizar diferentes produtos, porém nem todos garantirão um bom resultado ou serão recomendados para a saúde. Uma solução para esses problemas é o quaternário de amônio, um componente presente em muitos dos itens utilizados.

Ele é um composto bastante indicado para quando se deseja obter uma ação desinfetante, pois consegue matar os microrganismos ao destruir a sua parede celular.

Ao ler os rótulos de produtos de limpeza é possível identificar a sua presença em desinfetantes, fungicidas, germicidas, bactericidas, agentes de controle de fungos e bolor, entre outros. Ele também pode ser usado na fabricação de papelão e algicida com a função de microbicida.

As gerações do quaternário de amônio

O quaternário de amônio é um importante aliado na limpeza e desde sua descoberta ele evoluiu, ficando cada vez mais eficaz e quimicamente melhorado.

A 1ª geração utilizava o Cloreto de Benzalcônio e tinha forte ação antibactericida. A 2ª geração usa o Cloreto de Etibenzil e a 3ª geração é uma combinação das duas anteriores e apresenta ótimos resultados na presença de água dura.

A 4ª geração combinou o que já se conhecia anteriormente e foi capaz de desenvolver um produto de limpeza com quaternário de amônio com ação germicida superior, pouca formação de espuma e baixa toxicidade, sendo bastante indicada para a indústria alimentar.

A 5ª geração e última combina o Dimetil com o produto resultado da geração anterior. Dessa forma consegue um resultado mais eficaz em relação ao poder bactericida.

O quaternário de amônio é autorizado pela ANVISA

Uma das grandes preocupações em relação ao uso dos produtos de limpeza é se eles são certificados e seguros. Pois, caso contrário podem causar danos à saúde dos funcionários, clientes e até mesmo impactar os negócios.

O quaternário de amônio é um produto regulamentado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sendo um tipo desinfetante e sanitizante para diversas aplicações, inclusive para a área da saúde em geral como hospitais, clínicas e também para indústria alimentícia, como já havíamos citado.

Leia também: Material de limpeza profissional: O que não pode faltar?

Onde e como usar o quaternário de amônio?

A utilização do quaternário de amônio é bastante diversa podendo ser aplicado em diversas superfícies, como pisos, paredes, bancadas e outras.

A concentração do produto é que determinará a finalidade de uso, em menor concentração pode ser utilizado para a desinfecção comum de empresas que exercem atividades diversas.

Quando conta com uma concentração entre 7% e 9% é mais indicado para a limpeza hospitalar na qual é necessário mais cuidado e uma ação mais efetiva. Ele ainda pode ser usado como algicida em água de torres de resfriamento ou sanitizantes.

Para saber o uso correto de cada produto vendido no mercado é preciso verificar a embalagem e recomendação de uso, analisando se é necessário fazer a diluição e quais são as medidas corretas. Dessa forma será possível orientar a equipe do uso correto e evitar o desperdício garantindo bons resultados na limpeza.

Inovações utilizando o quaternário de amônio

Atualmente no mercado já existem produtos inovadores que mesclam o poder de outros ativos de limpeza como peróxido de hidrogênio ou biguanida polimérica que potencializam ainda mais a limpeza e desinfecção agilizando o processo de higienização e reduzindo a quantidade de produtos usados no dia-a-dia como álcool 70, multiusos, água sanitária, detergentes, limpa vidros e desinfetantes para apenas um produto com mais poder de limpeza e mais eficiência contra microrganismos, sem contar na redução do custo por litro para a empresa.

Outro item muito importante e levado em conta é que além da desinfecção, o quaternário de amônio deixa um efeito bacteriostático que desinfetantes comuns ou álcool não deixam. Esse efeito residual significa que mesmo após a desinfecção o produto continua agindo na superfície e tem o objetivo e evitar que microrganismos se proliferem e virem colônias com a mesma velocidade do que se estivesse em uma superfície sem essa proteção, garantindo uma segurança acima do comum e prevenindo doenças relacionadas ao contato.

Logo após a pandemia já foi possível perceber novas inovações e garantias em produtos existentes como laudos conta o COVID-19 em produtos que possuem o quaternário de amônio e laudos que comprovam eficiência de efeito bacteriostático em superfícies em até 30 dias, o que é extremamente positivo para prevenção!

Mesmo com todas essas novidades é importante lembrar que nunca se deve usar um produto com esses efeitos como motivo para não fazer a limpeza com a frequência ideal que os protocolos sugerem, pois os pontos de maior contato tendem a perder essa proteção conforme o uso.

O quaternário de amônio pode ser encontrado na composição de diversos produtos e se a sua empresa ainda não conta com ele, é importante rever isso. Em especial para garantir uma higienização completa e eliminar microrganismos que afetam a saúde de quem frequenta o espaço.

Categorias

Faça o download de materiais que auxiliam a educar a sua equipe e a evitar o desperdício