Conheça o desinfetante hospitalar que substitui de dois a cinco produtos de limpeza de uma única vez

Ambientes de saúde precisam ter cuidado redobrado com a higienização e o desinfetante hospitalar é a melhor opção. Manter a limpeza das superfícies, garantindo a desinfecção  descontaminação dos ambientes, foi uma das principais demandas exigidas pela pandemia, e para acompanhar essa necessidade é preciso contar com produtos eficientes. 

O desinfetante hospitalar é o produto certo, além de higienizar, consegue trazer outros benefícios como, por exemplo, a economia com produtos de limpeza.

Porque empresas não devem usar desinfetantes caseiros, álcool ou cloro?

Já se foi a época em que confiávamos na eficiência dos desinfetantes de fórmula caseira, ou optávamos por utilizar aqueles desinfetantes tradicionais que, na maioria das vezes, não ajudam em nada, como o famoso desinfetante lavanda, por exemplo. Principalmente no ambiente hospitalar e em clínicas, se esse processo não for realizado corretamente, existe risco de infecção e contaminação dos pacientes nos hospitais, clínicas e laboratórios. Entretanto, não se pode usar qualquer produto, e é preciso que ele seja certificado e tenha resultados garantidos.

Entre as principais diferenças entre o desinfetante caseiro e o profissional e as motivações para não utilizar o desinfetante caseiro são:

  • O desinfetante profissional é pensado em atender locais maiores como empresas e locais com fluxo de pessoas maior que uma residência.
  • Vendido de forma concentrada, o desinfetante profissional deve ser misturado em água para se tornar pronto para o uso através da diluição. Esse processo proporciona uma redução drástica de custo, uma vez que se economiza tanto no transporte quanto com as embalagens, o que não acontece com produtos prontos para uso e não profissionais, em galões de 5 litros, por exemplo.
  • Garantia de eficiência atestada, uma vez que desinfetantes profissionais são registrados e fiscalizados pela Anvisa e demais órgãos responsáveis, evitando danos ao meio ambiente e aos usuários. 

A seguir, listamos algumas recomendações para sua empresa não confundir 

Posso utilizar Álcool 70 para desinfetar o ambiente?

O álcool 70, que virou obrigatório no armário de produtos de limpeza de qualquer empresa, pode acabar sendo um vilão.

Isso porque, apesar de ser considerado um desinfetante, o álcool 70 é inflamável e perigoso dependendo de como se usa ou de onde se armazena.

Mais do que isso, o álcool é um produto que não deve ser diluído em água, se tornando um produto de limpeza muito caro se for utilizado diariamente como no caso da limpeza de empresas, restaurantes e locais de maior com fluxo de pessoas.

O álcool também tem um baixo poder limpador, pois tem seu foco apenas na desinfecção e limpeza de vidros e espelhos. Por conta disso, a melhor opção para empresas é utilizar produtos como desinfetantes profissionais, como o Peroxy 4D, que já possui o poder de desengordurar, eliminando de 3 a 5 produtos diferentes da sua lista de compras mensal.

Ainda existe mais um problema que é a falta de proteção em equipamentos caros, cadeiras e móveis. Percebe-se que isso acontece em couros sintéticos, por exemplo encontrados em cadeiras de escritório, macas de hospitais e colchonetes em escolas. Aquele aspecto quebradiço é o resultado do uso constante de produtos como o álcool de limpeza que resseca essas superfícies.

Outro ponto de atenção é o uso do álcool 70 para desinfetar elevadores, por exemplo, já foram causa de curtos-circuitos e princípios de incêndio pelo seu teor inflamável.

São muitos pontos a considerar, em princípio, lembre-se de verificar se o produto é registrado na Anvisa. Saiba que ambientes corporativos, comerciais e hospitalares necessitam de cuidados especiais e produtos profissionais, tendo a devida preocupação com quem trabalha ou passa por lá todos os dias.

Ter os produtos certos em mãos é imprescindível nos dias atuais.

Posso utilizar Cloro para desinfetar o ambiente?

Um exemplo muito corriqueiro é o uso do hipoclorito de sódio para desinfetar pisos e banheiros. Mais famoso pelo nome de cloro ou água sanitária (versão mais diluída), ele traz,  junto da eficiência, alguns perigos equivalentes.

Em contato com a pele, pode causar ulcerações e queimaduras, além disso, quando inalado, causa grande irritação nos olhos e no sistema respiratório. 

Por outro lado, produtos à base de peróxido de hidrogênio por exemplo, como é o caso do Clean By Peroxy, para limpeza geral, o Peroxy 4D para área da saúde ou o Peroxy Protein Remover para área alimentícia. Qualquer um destes produtos profissionais não possuem o hipoclorito e são mais eficientes por eliminarem um espectro bem maior de microrganismos.

Sem contar que possuem detergência, ou seja, o poder de desencardir e limpar mais, com efeito semelhante ao detergente neutro, eliminando processos de limpeza e a utilização de vários produtos.

Apenas o cloro, como conhecemos, não é um bom limpador, pois precisa ser acompanhado de uma limpeza e esfregação com algum outro produto antes. Sua principal função, na verdade, é de alvejar, clarear rejuntes e desinfetar, mas não é um limpador eficiente. Além disso, o cloro também possui ação oxidante, não podendo ter contato com metais e superfícies que estragam.

Misturar o cloro de limpeza que utilizamos com detergentes, multiusos ou até “limpa pedra”, o que, infelizmente, é mais comum do que imaginamos, corre-se o risco de gerar gases nocivos, incluindo o gás cloro, produto químico usado na segunda guerra mundial. 

Quais as funções do desinfetante hospitalar?

O desinfetante hospitalar possui diversas funções, como remover as sujeiras e desinfetar, evitando a proliferação de fungos, vírus e bactérias. Utilizar um desinfetante hospitalar na limpeza de espaços ajuda a evitar maiores transtornos por falhas na desinfecção de ambientes.

Mas basicamente, o desinfetante hospitalar é composto por agentes químicos desenvolvidos com o objetivo de combater bactérias, vírus, fungos, mofo ou bolor que vivem em diversos ambientes, seja ele um espaço profissional ou pessoal. O “ingrediente ativo” em cada fórmula desinfetante é o que mata os patógenos, geralmente interrompendo ou modificando suas células.

Ou seja, o desinfetante profissional não oferece só um “cheiro bom” no ambiente, ele é realmente eficaz na limpeza, diferente do desinfetante caseiro.

 

Reduzir o tempo de limpeza

O desinfetante hospitalar costuma fazer apenas uma função. Mas, atualmente, já existem produtos mais inovadores como, por exemplo, o Peroxy 4D, que em uma única etapa de limpeza consegue limpar, desinfetar, alvejar e eliminar odores simultaneamente. Com apenas uma aplicação é possível conseguir esse resultado.

Desenvolvido com uma tecnologia de Blend entre ativos de Quaternários de amônio de 5° geração e peróxido de hidrogênio, o Peroxy 4D é um desinfetante de nível hospitalar de grande espectro de ação bactericida, antifúngica e ação anti espórica.

Por não ser necessário um item para cada ação, você economiza tempo na aplicação. Além disso, não há necessidade de utilizar diferentes panos ou trocar o refil do mop úmido a cada produto.

Pode parecer apenas um detalhe, mas aplicar dois ou três produtos e usar acessórios diferentes para eles, é um desperdício de tempo quando se tem outra opção.

 

Garantir segurança sem a necessidade de misturar produtos

Um dos grandes riscos que os profissionais de limpeza estão expostos são as misturas químicas. Combinar diferentes produtos pode liberar gases tóxicos e não ser efetivo contra os microrganismos.

O desinfetante hospitalar Peroxy 4D pula essa etapa, pois, já vem pronto para uso e com diferentes funções. Isso reduz a chance de erros e oferece para a equipe um produto potente que não tem necessidade de se misturar com outros como normalmente fazem para deixar o produto “forte”.

Ele consegue então alvejar, limpar, desinfetar e neutralizar odores, tudo em uma única operação e reduzindo em média pelo menos 50% do tempo destinado a desinfecção e limpeza em ambientes como hospitais, laboratórios, clínicas e consultórios.

Se o hospital ou um ambiente da saúde não conta com esse produto, é comum depender de um processo que precisa ser muito rigoroso e de treinamentos constantes para evitar que os profissionais da limpeza façam misturas de itens que têm essas funções, colocando em risco a saúde de pacientes e colaboradores.

As diminuições de tempo graças as reduções nas etapas de limpeza, geram um ciclo virtuoso de controle de desperdícios, agilidade no cumprimento de metas para de liberação de leitos e espaços para pacientes.

Garantindo redução de custos com a limpeza e, principalmente, a redução nos riscos de infecção hospitalar.

Características do desinfetante hospitalar Peroxy 4D

O desinfetante hospitalar como Peroxy 4D substitui de dois a cinco tipos de produtos comuns, fazendo com que a sua empresa não tenha que se preocupar em comprar diversos itens de limpeza. O Peroxy 4D tem laudo contra a COVID-19 e peroxido de hidrogênio, além de, quaternário de amônio de 5 geração. Além disso, tem poder residual de proteção por conta do quaternário de amônio de até 72 horas após o uso, garantindo mais segurança e eficiência.

Com apenas um galão de 5 litros, por exemplo, ele é capaz de entregar 500 litros de um limpador desinfetante com laudos de eficiência e, que vão fazer sua empresa deixar de consumir para a maioria das funções diárias: Álcool 70 de 1 litro, desinfetantes, limpadores e multiúsos, detergente para pisos e superfícies, hipoclorito de sódio como cloro e água sanitária, limpadores de vidros, espelho e inox, saponáceos e outros itens comuns.

Para você ter uma ideia, um álcool 70, por exemplo, elimina 3 microrganismos que é o mínimo para ser considerado um desinfetante. Já o desinfetante hospitalar Peroxy 4D é um limpador desinfetante que elimina até 16 microrganismos, incluindo os resistentes. Também possui laudos de efetividade contra coronavírus.

Versatilidade para usar em diferentes ambientes de saúde e comerciais

O desinfetante hospitalar possui um alto desempenho, por isso, é destinado às áreas da saúde. Entretanto, nada impede que ele seja utilizado em outros ambientes como recepções, salas de espera e em ambientes comerciais com fluxo alto de clientes ou de funcionários para aquelas equipes que prezam pela saúde também em seus espaços.

Estabelecimentos de saúde como clínicas e laboratórios possuem indicação de uso. Lojas, academias e outros espaços que queiram ter uma limpeza profunda, também pode utilizar esse recurso.

Principalmente, durante a pandemia e de descontrole de doenças. O ideal seria que todos os espaços comerciais usassem o desinfetante hospitalar. Isso garantiria a eliminação de microrganismo e bactérias.

Veja também: Gestão de materiais de higiene e limpeza: qual é importância de reposição rápida?

Diminuição de custos com o desinfetante hospitalar

Se pensar nos custos, esses podem ser reduzidos com o desinfetante hospitalar. Como se usa apenas um produto, não se gasta além do essencial, comprando diversos itens que não terão o mesmo efeito.

Os selos de qualidade garantem que serão conseguidos os efeitos esperados, não será dinheiro jogado fora.

Outro ponto que deve ser pensado é na economia de tempo. Com a limpeza mais rápida é necessário ter menos profissionais para isso, logo diminui os custos que, normalmente, são os maiores dentro da área de limpeza.

Ao observar algo mais amplo, se tem ganhos para a imagem da empresa. Por exemplo, o desinfetante é livre de solventes, amônia e é biodegradável. Isso significa que é amigo do meio ambiente.

A preocupação ambiental é crescente, por isso, empresas que atuam de forma consciente acabam conquistando os clientes. O resultado é que vendem mais e conseguem gerar mais lucros.

O desinfetante hospitalar é bom por garantir uma limpeza completa e eficiente. Além disso, traz ganhos adicionais para as pessoas e finanças.

Quer conhecer opções de desinfetante hospitalar? Viste o catálogo da Profline e conheça os produtos.