Critérios para escolher o melhor fornecedor de papeis toalha e higiênicos

A seleção de fornecedores de itens de higiene, especialmente de papeis toalha e papeis higiênicos, é um dos tópicos extremamente importantes na pauta dos analistas de Suprimentos e Facilities. 

Segundo dados da Abralimp, o mercado brasileiro de papel toalha movimentou cerca de R$ 2,5 bilhões em 2022. O consumo per capita de papel toalha no Brasil é de 2,4 kg por ano, o que representa um crescimento de 2% em relação ao ano anterior.

O papel toalha é um item essencial para diversos ambientes, como restaurantes, bares, escritórios, escolas e hospitais. Por isso, é importante escolher um fornecedor de qualidade, que ofereça produtos de alta qualidade e com bom custo-benefício.

Os critérios para a seleção de um fornecedor de papel higiênico são semelhantes aos critérios para a seleção de um fornecedor de papel toalha. Neste artigo, iremos explorar os critérios principais que sua empresa deve considerar ao escolher um bom fornecedor com base em duas premissas: as melhores práticas de atendimento do fornecedor e as características do produto tendo como base os parâmetros da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza (ABRALIMP).

 

Critérios de avaliação de fornecedores de papeis toalhas e papeis higiênicos

É importante lembrar que é dever do fornecedor de materiais de limpeza manter a responsabilidade de acompanhar o consumo, a competitividade nos preços e também respeitar a qualidade e estoque necessário para a rotina de seus clientes em cada pedido. 

Por isso, na hora de selecionar um fornecedor de papel toalha, é necessário considerar uma série de fatores como a qualidade do produto, a variedade de produtos oferecidos, o preço competitivo, o atendimento ao cliente, o prazo de entrega, as certificações e a reputação do fornecedor.

Qualidade, origem e composição dos papeis

 

O papel toalha deve ser de boa qualidade, com gramatura adequada e absorção eficiente. A gramatura é a medida da espessura do papel, e a absorção é a capacidade do papel de absorver líquidos. Um papel toalha de boa qualidade deve ter gramatura suficiente para ser resistente e absorção eficiente para evitar que a sujeira e a umidade passem para as mãos.

De mesmo modo, um papel higiênico de boa qualidade deve ter gramatura suficiente para ser resistente e absorção eficiente para evitar que a sujeira e a umidade passem para as mãos.

Segundo a Abralimp, a gramatura média do papel toalha consumido no Brasil é de 20 gramas por metro quadrado. A absorção média é de 200 ml por folha.

Origem do produto: adquira somente produtos de fábrica

Além disto, é importante verificar a origem do produto, para garantir que não contenha substâncias nocivas à saúde ou que tenha sido adulterado. Opte sempre por produtos diretamente da fábrica, que possuem maior qualidade. 

Busque entender com o fornecedor como funciona o seu processo de aquisição dos insumos que revende. Solicite que o fornecedor leve em visita presencial os produtos para que você confira se são realmente de qualidade.

Se o produto esfarelar, certamente não é 100% celulose – Segundo a Abralimp, o papel ideal deve ser fabricado com celulose virgem (celulose pura), fibras celulósicas (material de aparas da celulose pura) ou fibras recicladas. Opte por soluções mais próximas do 100% celulose virgem e de fábrica que certamente não irá esfarelar e não será nocivo à saúde.

Ou ainda, sua empresa pode optar por linhas de produtos sustentáveis, como a linha Reviva, da Santher que, além de ecologicamente sustentável, possui melhor absorção e qualidade superior aos papeis comuns.  

Variedade de produtos

O fornecedor deve oferecer uma variedade de produtos, para atender às diferentes necessidades dos clientes. É importante verificar a disponibilidade de diferentes tamanhos, formatos e gramaturas.

A Abralimp estima que existem cerca de 500 tipos diferentes de papel toalha disponíveis no mercado brasileiro. Os tamanhos mais comuns são 20×20 cm, 25×25 cm e 30×30 cm. Os formatos mais comuns são folha simples, folha dupla e folha dupla com dobra.

Já no caso dos papeis higiênicos, os tamanhos mais comuns são 12×18 cm, 14×20 cm e 20×20 cm. Os formatos mais comuns são folha simples, folha dupla e folha dupla com dobra.

Preços competitivos

O preço é um fator importante a ser considerado, mas não deve ser o único. É importante comparar os preços de diferentes fornecedores para encontrar a melhor opção.

Atendimento de qualidade 

O atendimento ao cliente deve ser eficiente e ágil. O fornecedor deve estar disponível para responder a dúvidas e resolver problemas, principalmente no momento de uma reposição de emergência.

Além da rapidez no atendimento, é imprescindível que o atendimento seja de qualidade e com clareza, uma vez que, em geral, os contratos são de longo prazo. 

Verifique se o fornecedor possui clareza na demonstração dos produtos. 

Listamos alguns pontos que favorecem o fornecedor na questão do atendimento:

 

Prazo de entrega e localização do fornecedor

Complementando o item anterior, o prazo de entrega de atendimento deve ser adequado às necessidades do cliente. É importante verificar de forma antecipada se o fornecedor é capaz de entregar o produto dentro do prazo acordado.

Junto a esse critério, é válido considerar a localização do fornecedor e  a distância até a empresa, para garantir que o produto chegue no prazo adequado e evite surpresas. 

Alguns fornecedores, como a Profline, em seu Programa de Parceria de Limpeza e Higiene Profissional, limitam a região de atendimento para garantir agilidade e qualidade na entrega dos produtos. 

A Profline, que está localizada em São Bernardo do Campo, atende alguns bairros na cidade de São Paulo com entrega no mesmo dia em caso de estoque disponível. 

Certificações

As marcas que um fornecedor revende devem possuir as certificações necessárias, como a certificação ISO 9001 e a ISO 14001, que garantem boas práticas de gestão da qualidade dos produtos e processos. Além das certificações ISO, existem selos que garantem o atendimento a normas nacionais e internacionais de sustentabilidade.

Confira a lista básica de certificações para avaliar com o fornecedor/marca de produtos de higiene e limpeza:

  • Certificação ISO 9001:

Como mencionado anteriormente, a Certificação ISO 9001 é uma norma internacional para sistemas de gestão da qualidade, indicando que a empresa segue práticas eficazes de gestão de qualidade.

  • Certificação ISO 14001:

Se a empresa estiver comprometida com práticas sustentáveis, a Certificação ISO 14001 para sistemas de gestão ambiental é altamente relevante. 

  • Certificação de Produtos Específicos:

Dependendo dos produtos específicos oferecidos, podem existir certificações específicas para garantir a segurança e a eficácia. Por exemplo, produtos químicos de limpeza podem precisar de certificações específicas e o atendimento às regras da ANVISA.

  • Certificação de Conformidade com Normas Locais e Internacionais:

Certificados que atestam a conformidade com normas locais e internacionais pertinentes ao setor de higiene e limpeza.

  • Certificação de Boas Práticas de Fabricação (BPF):

Especialmente se a empresa fabrica produtos, a certificação de Boas Práticas de Fabricação é crucial para garantir a qualidade e a segurança dos produtos.

  • Selos Sustentáveis

Os produtos sustentáveis estão cada vez mais comuns nas empresas que possuem o objetivo de estar incluídas no projeto Selo Verde. Esses produtos são conhecidos assim por não serem tóxicos, e com isso, geram impactos menores ao meio ambiente.

Leia mais sobre a importância dos produtos sustentáveis e selos de responsabilidade ambiental.

  • Selo FSC:

Ao obter o selo FSC, uma empresa demonstra seu compromisso em garantir que os produtos de madeira e papel que comercializa foram produzidos considerando princípios sustentáveis. Ao encontrar o selo FSC em produtos, os consumidores podem confiar que estão adquirindo itens que foram produzidos de maneira ética e sustentável, sem contribuir para a degradação ambiental ou violações dos direitos humanos.  

A Santher, uma das principais fornecedoras da Profline Higiene, é uma das fabricantes que mais se preocupa com o meio ambiente em seus processos de produção.

Reputação

É importante verificar a reputação do fornecedor no mercado. É válido consultar e considerar as avaliações de clientes anteriores para obter informações sobre a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Checklist rápido para avaliar um fornecedor de papel toalha e higiênico

  • A composição do papel é de 100% celulose virgem (celulose pura), fibras celulósicas (material de aparas da celulose pura) ou fibras recicladas e os produtos são de fábrica.
  • O fornecedor possui produtos variados e explica com clareza a aplicação ideal ao segmento
  • A gramatura média do papel toalha e absorção média é igual ou superior a 24 gramas por metro quadrado
  • O oferta de preço dos produtos é competitivo
  • O fornecedor possui bom prazo de entrega e sua localização é próxima 
  • O fornecedor possui diferenciais de atendimento, a demonstração de produtos é descomplicada e possui autoridade no assunto (treinamento, contrato de comodato)
  • O fornecedor possui produtos com as certificações ISO e selos sustentáveis
  • O fornecedor concede prova social de reputação de pelo menos 2 clientes

A Profline, em seu Programa de Parceria, oferece serviços de manutenção preventiva dos dispensadores de papeis, essencial para evitar problemas e garantir o funcionamento adequado dos equipamentos. A equipe da Profline pode realizar a manutenção regularmente, trocando peças danificadas e realizando ajustes quando necessário, além dos serviços de reposição de produtos, treinamentos de higiene entre outros.

Você ficou com alguma dúvida sobre como avaliar um fornecedor de papel toalha e papel higiênico?

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