Início » Do home office ao trabalho presencial: O impacto de manter o ambiente limpo
Higiene Corporativa

Do home office ao trabalho presencial: O impacto de manter o ambiente limpo

Cassio Redator

18 outubro, 2021
Tempo de leitura: 6 minutos

Com o trabalho home office,  é comum dar aquela organizada rápida no espaço  na hora de entrar para as reuniões. É preciso tirar da frente da câmera o que não quer mostrar para os outros, passando a ideia de um local apresentável no vídeo.  

A mesma situação acontece no modo presencial de trabalho. Quando um cliente chega, tudo é arrumado para causar uma boa impressão. 

No entanto, esses cuidados que se tem quando outras pessoas estão no local deveriam ser adotados sempre. Manter o ambiente limpo e organizado é fundamental para o bem-estar e maior rendimento. Continue a leitura do artigo que preparamos e saiba mais. 

Por que manter o ambiente de trabalho limpo?

Claro que deixar tudo arrumado é essencial para transmitir uma boa imagem do ambiente, até mesmo no home office. Porém, esse é apenas um dos pontos que motivam a organização e limpeza do local de trabalho. Veja a lista que fizemos com outras vantagens de manter o local com a higienização em dia :

  • Evita a transmissão de doenças infecciosas que se intensificam com a sujeira.
  • Com a limpeza no home office , os móveis terão maior durabilidade.
  • O ambiente de trabalho limpo  faz com que as pessoas se sintam bem e consigam produzir mais.
  • A limpeza e organização no trabalho andam juntas. Isso facilita para manter as coisas no lugar e encontrar o que se precisa.
  • Evita a sensação de desânimo e cansaço, causada pelo ambiente sujo.
  • As pessoas querem trabalhar em uma empresa que oferece um ambiente limpo. Isso é um dos fatores para garantir a retenção de colaboradores.
  • A limpeza frequente do local também incentiva os funcionários a cuidar da higiene pessoal.

Como fazer a limpeza no home office e no local de trabalho presencial?

Para manter o ambiente de trabalho limpo é preciso estabelecer uma periodicidade para a higienização. No home office, como existem menos pessoas circulando, ela pode ser de forma mais espaçada. 

Já no trabalho presencial, a manutenção da limpeza deve ser mais constante. Pode ser diariamente ou a cada dois dias, dependendo do tamanho do local e do número de pessoas que o frequentam.    

Na empresa existe um procedimento para que a limpeza seja feita. Por exemplo: tirar pó, passar pano, usar aspirador e etc. 

No home office,  como a organização do tempo fica totalmente a cargo do funcionário, utilizar a estratégia de estabelecer um momento para a limpeza e estabelecer uma sequência padrão do que fazer, assim como nas empresas, pode ajudar em uma higienização mais eficiente. 

Não esqueça que em uma boa higienização, tudo precisa ser limpo: móveis, piso, parede, janelas e outros. O ideal é que se use produtos de limpeza para escritórios, adequado a cada tipo de superfície. Dessa forma a limpeza será mais eficaz, sem causar qualquer prejuízo aos móveis.

O lixo deve ser separado entre orgânico e reciclável, além de ser recomendado sua retirada antes do recipiente ficar cheio. No entanto, não esqueça de descartar os lixos corretamente. Do contrário, pode causar danos ao meio-ambiente e dificultar o trabalho daqueles que fazem a coleta.  

Outro ponto importante é o de higienizar corretamente todo o espaço. Por isso, deixar objetos guardados em armários e gavetas, não jogar lixo no chão e limpar assim que sujar, são práticas recomendáveis. 

Vantagens de cuidar da limpeza

Se você imagina que  manter o ambiente de trabalho limpo é importante apenas para causar uma boa impressão, está enganado. Esse cuidado é fundamental em todos os momentos e traz uma série de benefícios para a saúde e organização:

  • Proporciona bem-estar e conforto aos colaboradores no escritório e no home office.
  • Causa uma boa impressão visual para quem vê o espaço laboral.
  • Ajuda a cuidar da saúde evitando o contágio de doenças, a presença de animais e insetos.
  • Reduz custos com a reposição dos equipamentos , pois durarão por mais tempo.
  • Ajuda a melhorar os lucros da empresa , com profissionais mais produtivos e motivados.
  • Agrega valor aos produtos e serviços por oferecer um ambiente limpo.
  • Facilita a localização dos equipamentos e materiais, reduzindo a perda de tempo com essa tarefa.
  • Mantém a ideia de disciplina, que vai do espaço de trabalho para a rotina com as tarefas.

Por tanto, a limpeza vai muito além de ter um local bonito e organizado para trabalhar. Como trouxemos no artigo, Impacta  diretamente nos resultados e custos da empresa. Por isso, é  fundamental realizar a higienização da forma correta e com produtos adequados.

Quer manter o ambiente limpo? Entre em contato para conhecer nossas soluções de limpeza profissional.

Categorias

Faça o download de materiais que auxiliam a educar a sua equipe e a evitar o desperdício