Início / Limpeza Profissional / Produtos de Limpeza: os 3 componentes essenciais
Produtos de Limpeza: 3 componentes essenciais

Produtos de Limpeza: os 3 componentes essenciais

Já parou para pensar o quê exatamente torna um produto de limpeza bom ou ruim? Nesse artigo iremos nos aprofundar nos componentes e outros critérios essenciais para produtos de limpeza profissional.

Baseado em evidências arqueológicas sabemos que a humanidade sempre demonstrou uma preocupação constante com a limpeza e a higiene. Por volta de 9.000 a 10.000 A.C., os humanos já mantinham o lixo fora de seus ambientes domésticos, além disso, na Mesopotâmia, há mais de 6 mil anos, a importância da limpeza para a saúde já era reconhecida. No Egito Antigo, misturas de cinzas e argila, frequentemente perfumadas por óleos essenciais, eram usadas como sabão nos banhos diários dos membros das famílias dos faraós. Os banhos gregos começaram no século 5 a.C., e 200 anos depois, se tornaram comuns nas cidades romanas, tanto que as casas de banho eram points populares para eventos sociais. 

Hoje, essa tradição de valorização da higiene se reflete na nossa dependência dos produtos de limpeza. Esses produtos são compostos por três componentes principais: veículo, ingredientes ativos e aditivos. Cada um desempenha um papel crucial na eficácia, assegurando que nossas práticas de limpeza e higiene continuem a proteger a saúde e o bem-estar de todos. 

Veículo: a substância que transporta o essencial

O veículo atua como transportador, levando os ingredientes ativos até o local de ação. Ele é como o condutor de uma entrega, garantindo que os elementos essenciais cheguem onde são necessários. Alguns exemplos:

  • Água: presente em diversos produtos, como limpadores multiuso, desinfetantes e detergentes.
  • Solventes: utilizados em desengordurantes e removedores de tinta.
  • Gases propelentes: usados em aerossois, como limpa-vidros e desodorantes.

Ingredientes Ativos: os protagonistas do seu produto

São os elementos-chave que promovem a remoção de sujeira, desinfecção e outros efeitos desejados. Eles impulsionam a eficácia do produto e normalmente são as substâncias destacadas nos rótulos contribuindo para o marketing do produto. Alguns exemplos incluem:

  • Surfactantes: presentes em detergentes e sabões, facilitando a remoção de sujeira. É usado em emulsões para: 
    • reduzir a energia de emulsificação;
    • absorver rapidamente nas interfaces das gotículas formadas; 
    • criar uma barreira eletrostática, estérica ou ambas para estabilidade a longo prazo. 
  • Agentes antimicrobianos: eliminam microrganismos de superfícies onde for aplicado.
  • Ácidos e bases: removem manchas e incrustações, além de neutralizar substâncias.

Ingredientes Aditivos: os coadjuvantes dignos de Oscar

Os aditivos desempenham funções cruciais para a eficácia e usabilidade do produto, contribuindo para o sucesso geral. Eles podem ter ação modificadora, alterando as características da base do produto, ou ação corretiva, melhorando a aceitação do produto pelo consumidor. Exemplos:

  • Corantes e perfumes: melhoram a aparência e aroma dos produtos.
  • Espessantes: dão consistência aos produtos, facilitando a aplicação.
  • Conservantes e estabilizantes: aumentam a vida útil e mantêm a uniformidade da mistura.

A limpeza ideal usa o melhor dos 3 componentes!

A escolha cuidadosa dos veículos, ingredientes ativos e aditivos é crucial para criar produtos de limpeza eficazes, seguros e agradáveis de usar. Essa combinação assegura a remoção eficiente da sujeira, desinfecção adequada e características desejáveis como praticidade, aroma agradável e longa vida útil.

Se estiver na dúvida de como escolher os produtos de limpeza para sua empresa, leia os artigos a seguir:

Nós da Profline, como parceiros (e não apenas fornecedores) de limpeza, vamos além da comercialização de produtos de higiene. Se você ainda não sabe a diferença entre fornecedor e parceiro, veja nosso artigo aqui!

Conte conosco para otimizar a limpeza e sustentabilidade de seu negócio!

Oferecemos serviços personalizados para sua empresa, como:

  • Treinamentos in loco da equipe de limpeza e setor de facilities
  • Reposição dos produtos
  • Responsabilidade ambiental
  • Auxílio na criação de POP (Procedimento Operacional Padrão)
  • Empréstimo de equipamentos através de parceria de comodato

Aproveite e acesse nosso catálogo para ver todas as nossas opções de produtos. Entre em contato conosco para saber mais.