Como a Profline reduz 30% de consumo de papel com estratégias efetivas

Profline distribuidora de produtos de higiene e limpeza profissional

Como a Profline reduz 30% de consumo de papel com estratégias efetivas

O consumo de papel é algo que muitas empresas deixam de mensurar ao longo do tempo, ou simplesmente, não sabem como reduzir. Seja por processos desatualizados, por falta de conscientização ou pela falta de políticas e práticas sustentáveis. Algumas empresas consideram o custo de implementar medidas para reduzir o consumo de itens de higiene pessoal como oneroso, sem considerar os benefícios a longo prazo, como economias de custos operacionais, melhorias na eficiência e impacto positivo na reputação da empresa.

Este artigo tem como objetivo comprovar que com o uso combinado de materiais de higiene, a gestão da manutenção preventiva destes itens pode reduzir consideravelmente os custos operacionais da área de Facilities.

As empresas não monitoram o seu consumo de papel 

Normalmente, o alto consumo de papel é afetado pela falta de manutenção ou equipamentos quebrados, gerando um desperdício que não consegue sequer ser mensurado pela empresa. Muitas vezes, esse custo é subestimado até colocar na ponta do lápis e perceber que uma boa parte do consumo de papéis e até sabonetes pode estar sendo jogado no lixo. 

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que apenas 30% das empresas brasileiras monitoram o consumo de papel toalha. Isso significa que a maioria das empresas não tem ideia de quanto papel está sendo usado e quais medidas podem ser tomadas para reduzir o desperdício.

Outra pesquisa da Kimberly-Clark Professional revelou que até 30% do papel toalha em banheiros públicos é desperdiçado.

Isso significa que, para cada 10 folhas de papel toalha compradas, 3 são jogadas fora sem uso.

Outra pesquisa da Universidade de Michigan descobriu que apenas 52% das pessoas lavam as mãos por pelo menos 20 segundos, conforme recomendado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Isso significa que muitas pessoas estão usando mais papel toalha do que o necessário para remover adequadamente os germes e bactérias.

No entanto, existem formas práticas de reduzir estes desperdícios e essa é a principal especialidade da Profline. Temos uma variedade de itens de higiene pessoal como dispensadores de papel, sabonete e álcool que servem desde locais com baixa circulação, para aqueles com muitas pessoas. Em nossas reuniões consultivas, constantemente vemos uma displicência na combinação entre o dispenser e o papel toalha e essa é a principal causa dos desperdícios.

reduzir consumo de papel toalha

Como a Profline reduz o consumo de papel em mais de 30%

Com o nosso sistema de comodato e parceria, somente com a combinação de itens de higiene com o dispensador adequado de mesmo fabricante, é possível ver o impacto em cases da cidade de São Paulo, que já reduziram até 30% seu consumo de papel e até 60% o consumo de sabonetes. De maneira geral, os parceiros da Profline afirmam que a redução de lixo ultrapassa 40%. 

A estratégia de redução do consumo de papel passa, invariavelmente, por entender o modelo que mais se encaixa com o seu negócio – e é isso que nós fazemos em nossas reuniões de diagnóstico. Confira abaixo os modelos de papel são mais econômicos e porque você deve adotá-los caso esteja buscando redução de custos no consumo de papel:

Modelo de papel toalha em bobina

Uma das formas de reduzir o consumo de papel e desperdício que mais recomendamos, é adotar o modelo de papel bobina, normalmente usado em locais bem maiores e com alto fluxo de pessoas, pois o tamanho do papel é menor do que a média do mercado. 

Ou seja, se você puxar uma folha de papel, ela será cortada entre um a cinco centímetros a menos do que outro equipamento mais simples e popular cortaria. Com essa pequena mudança, você notará uma redução considerável do consumo de papel no seu dia a dia. No entanto, é importante que se tenha o dispenser adequado e de mesmo fabricante, garantindo  

Modelo de papel toalha de três dobras 

Além desse, outro modelo de papel muito popular e econômico para favorecer a redução no consumo de papel é o que chamamos de três dobras: um papel interfolhado, como qualquer outro, só com uma pequena diferença na dobra: ele auxilia no momento da puxada do papel, quando o usuário está pegando, ele se abre. 

Diferentemente do papel comum, de duas dobras, que na hora da puxada pode vir fechado e dá a impressão de haver menos folhas nas mãos, fazendo com que o indivíduo se sinta compelido a pegar mais papel. 

Somente nessa percepção, já acontece uma redução de consumo e hábito, isso porque o usuário percebe que não é necessário puxar outras vezes por já ter o suficiente em mãos. 

Em vários casos de teste realizados pela Profline, o papel três dobras conseguiu reduzir de 5 a 15% o consumo de papel dentro das empresas, mudando para esse tipo de papel toalha ou mudando o dispenser instalado. 

Confira na prática vídeos que demonstram estratégias para economizar com o papel toalha em seu estabelecimento:

 

 

Mais de 40% de redução de lixo na clínica Calen

A clínica Calen chegou até a Profline em 2021 buscando uma solução que não apenas entregasse produtos de higiene com qualidade e sofisticação com economia, mas também ajudasse o time administrativo a reduzir o tempo de tarefas gerais de controle de consumo dos produtos de higiene para destinar maior tempo no melhor atendimento aos pacientes.  

A Profline entra como parceira de higiene perfeita para sua empresa, eliminando a preocupação com fornecedores de limpeza, reposição e manutenção de produtos, entre outras tarefas operacionais administrativas ligadas a serviços gerais. 

Faça como a clínica Calen e converse com um dos nossos consultores. 

Agende um horário agora mesmo!