Início » Você usa o sabonete bactericida correto? Saiba qual, quando e como usar para se proteger
Dicas

Você usa o sabonete bactericida correto? Saiba qual, quando e como usar para se proteger

Cassio Redator

23 outubro, 2021
Tempo de leitura: 8 minutos

Lavar bem as mãos é uma forma de garantir que bactérias não entrem em contato com o nosso organismo. Usar água e sabão comum ou sabonete bactericida é a melhor forma de se prevenir.

O sabonete bactericida, conhecido também como antibacteriano ou antisséptico, tem ganhado visibilidade. Principalmente por conta da pandemia, muitas pessoas já adotaram no dia a dia. 

Entretanto, surgiram algumas discussões sobre a necessidade do uso diário e seus benefícios para a saúde. Por exemplo, você sabia que nem todo sabonete bactericida é indicado para o uso frequente?

A seguir, vamos explicar cada detalhe sobre os melhores sabonetes bactericidas e você saberá qual é o mais indicado para a sua necessidade. 

Qual a função de um sabonete bactericida?

Ao usarmos um sabonete comum, as moléculas desse produto se dividem em duas partes. As hidrofílicas se ligam à água, pois tem afinidade com ela e são solúveis. Já as moléculas hidrofóbicas, se conectam com óleos e gorduras. A combinação faz com que algumas moléculas removam as gorduras da pele e outras a levem embora com a água.

Um sabonete bactericida eficiente oferece muito mais do que, apenas, a limpeza das mãos. Produtos como o Sabonete SIC08, da marca Santher, ou o Foamy Lite´B, da marca Spartan, proporcionam um toque mais suave e aroma duradouro, ajudam a manter a pele macia e, principalmente, acabam com os microorganismos nocivos a nossa saúde.

Quando se trata de vírus e bactérias, a ação é um pouco diferente. O sabonete antibacteriano rompe a camada protetora (membrana lipídica), matando os organismos. Diferente do sabonete comum, que consegue apenas neutralizar a ação desses microrganismos.

Um sabonete líquido bactericida altamente eficiente é o SBB 06, da inovatta, sua ação de limpeza garante que a pele fique livre de contaminações. Isso só é possível devido a sua formulação capaz de matar vírus e bactérias. Seu uso é indicado com o suporte da Saboneteira Elegance DSI10, que promove uma maior economia no uso do produto.

Usar sabonete antibacteriano todo dia faz mal?

Apesar de muitas marcas indicarem o uso diário, é preciso estar atento a alguns cuidados. Por ter uma ação mais forte que o sabonete comum, o antibacteriano remove, junto com a sujeira, os microrganismos naturalmente presentes na nossa pele. 

Muitos produtos baratos, ou de procedência duvidosa, não contam com uma quantidade suficiente de emolientes e hidratantes, por isso, acabam removendo o manto hidrolipídico da pele. Essa é uma proteção natural do nosso organismo e, ao ser removida, a deixa a pele mais exposta se não for reposta, como fazem os sabonetes usados em hospitais, por exemplo.

Além da qualidade, outra questão que, também, deve ser observada é a quantidade de lavagens de mãos. Como consequência de uma alta frequência de lavagens, pode haver um desequilíbrio dessa camada protetora da pele, enfraquecendo as defesas do organismo.

Uma forma de resolver esse problema é usando hidratantes para as mãos, outra opção é escolher produtos que tenham esses componentes emolientes e hidratantes, como o Sabonete Antisséptico SIC08 ou o Sabonete Bactericida SBB06.

Na área da saúde o uso frequente, além de necessário, é obrigatório. Em outros casos, mais amenos, como escritórios, o álcool em gel pode ser um bom complemento para eliminar vírus e bactérias com mais eficiência, lembrando que as mãos devem estar ligeiramente limpas para que o álcool possa ter o efeito desejado. Para essa finalidade, um bom produto é o Álcool em gel 70 GHB06, que é ideal para ser usado na Saboneteira DSI10, da marca Santher.

Quando e como usar o sabonete bactericida?

O sabonete fungicida bactericida, por exemplo, foi criado para situações específicas e traz uma proteção maior que o sabão comum, de uso cotidiano. Ele costuma ser indicado por médicos para controlar irritações ou infecções na pele, por um determinado período de tempo. 

Em clínicas médicas, laboratórios e hospitais, o sabonete neutro bactericida é utilizado em grande quantidade para evitar a contaminação. Por exemplo, antes de entrar para a sala de cirurgia, o médico deve, obrigatoriamente, fazer a higienização das mãos e dos braços com um sabonete desse tipo.

Outra finalidade desse produto é, também, para assepsia das mãos em cozinhas e locais de manipulação de alimentos, pois ele não possui fragrância na sua composição.

Para se obter o efeito máximo desse produto é preciso fazer o uso correto. Objetos, como anéis, devem ser removidos e o produto deve ser espalhado por toda a mão e dedos. O tempo de lavagem é importante, o ideal é que fique cerca de 2 minutos em contato com a pele.

Apesar dos efeitos que o sabonete bactericida líquido exerce sobre a pele, não existe um consenso sobre seu uso. Algumas pesquisas indicam que ele não traz benefícios adicionais em relação ao sabonete comum. Já outras apontam que pode ser uma proteção a mais para a saúde.

Cuidados difíceis de seguir

Em ambientes de alta circulação de pessoas, para não haver risco da falta do produto, é muito comum o uso do sabonete líquido bactericida 5 litros, em galões, indicado quando se tem saboneteiras próprias com reservatório. 

De acordo com a legislação, nesse caso, antes de abastecer o reservatório, é necessário realizar a sua higienização, eliminando possíveis fungos e bactérias. Muitas vezes esse processo acaba passando batido e acumulando mais sujeiras, o que oferece riscos, pois acaba contaminando, até mesmo, a pele dos usuários. 

Para resolver essa questão de procedimento, muitas empresas optam pelo serviço de comodato de papel e sabonete da Profline Higiene, pois os produtos em refil a vácuo dispensam esse procedimento de limpeza na hora do reabastecimento. Além disso,  disponibilizamos, gratuitamente, as saboneteiras mais adequadas, com o controle de dosagem para reduzir desperdício.

Você também pode contar com a ajuda de um consultor em higiene para te indicar o produto certo para cada ambiente. Mas se você já entendeu a diferença dos tipos de sabonete, visite o site da Profline Higiene e aproveite para escolher o mais adequado para o seu negócio.

Categorias

Faça o download de materiais que auxiliam a educar a sua equipe e a evitar o desperdício