Para que serve a manutenção preventiva dos equipamentos de banheiros corporativos?

Evitar que os bens da empresa quebrem por falta de cuidados e que tenham a sua durabilidade ampliada exige que se saiba para que serve a manutenção preventiva dos equipamentos.

A questão é que muitas organizações só se preocupam em fazer os reparos quando já é tarde, isso quer dizer que talvez precisem ficar sem utilizar algum equipamento até que ele seja consertado. Imagine se os colaboradores não conseguirem utilizar o banheiro por não haver condições para isso e que o papel ou sabonete fiquem espalhados ou faltem pelos equipamentos estarem danificados.

Essas questões podem gerar insatisfação nos funcionários e até mesmo doenças, afinal, cuidar dos banheiros e garantir boas condições de uso estão relacionados diretamente à saúde.

Saiba para que serve a manutenção preventiva dos equipamentos

As empresas que ainda não conseguiram entender para que serve a manutenção preventiva dos equipamentos e quão importante ela é agora conseguirão ver bons motivos para cuidar dela.

 

Diminui a preocupação e custos

A manutenção preventiva ajuda a reduzir os custos com manutenção e reposição de peças, pois evita que haja grandes danos aos equipamentos. Ao menor sinal de problema, ela já providencia o reparo e evita que sejam necessários grandes consertos.

Prevê despesas

A manutenção preventiva deve ser realizada periodicamente e com um calendário bem planejado é possível saber quais serão as despesas futuras. Os custos com mão de obra são programados assim como com as peças de reposição.

Evita que as pessoas se machuquem

Para que serve a manutenção preventiva dos equipamentos e de que maneira ela afeta as pessoas? A resposta é relevante: equipamentos em má conservação podem quebrar e, o dispenser do sabonete, ficar com alguma ponta, por exemplo.

Quando alguém for utilizá-lo, pode acabar se cortando na ponta e se machucar, por mais que a ferida não seja grave, ela gera desconforto.

 

Não ficar sem os equipamentos do banheiro

Não é agradável o banheiro ficar sem o dispenser de papel ou sabonete, mas, isso acontece quando não há manutenção preventiva. Se o item quebra, fica indisponível para o uso e, como isso não era esperado, não há outro para substituí-lo. Também evita o desperdício quando um equipamento fica quebrado por tempo prolongado e facilita o uso errado de funcionários e clientes, perdendo o controle sobre o consumo naquele local.

Prolongar o uso dos equipamentos

Comprar os equipamentos para o banheiro não é barato, por isso é preciso conservá-los, assim se evita que quebrem e contribui para que sejam usados por mais tempo. Os transtornos com substituição diminuem, pois, para que isso seja feito, em alguns casos, o banheiro pode ficar indisponível por um período.

Leia também: Gestão de materiais de higiene e limpeza: qual é importância de reposição rápida?

Não sobrecarregar o uso de alguns banheiros

Ninguém quer usar os banheiros em más condições, por isso as pessoas acabam buscando por aqueles que estão em melhor estado de conservação. Se na empresa a manutenção preventiva não acontecer, logo alguns equipamentos quebrarão e os que estão em melhor estado ficarão concorridos.

Para que serve a manutenção preventiva dos equipamentos nessa situação? Serve para não deixar isso acontecer, pois, as filas podem ficar grandes e os funcionários perderão muito tempo no abastecimento que ocorrerá com mais frequência, deixando de realizar tarefas importantes.

Depois de entender para que serve a manutenção preventiva dos equipamentos, os benefícios para a empresa e como ela pode ajudar a economizar tempo, dinheiro e trabalho, é preciso montar um cronograma para que aconteça de forma adequada. As organizações que não querem ter nenhuma preocupação com manutenção podem deixar isso a cargo de uma empresa especializada.