Para que serve a manutenção preventiva dos equipamentos de banheiros corporativos?

Evitar que os bens da empresa quebrem por falta de cuidados e que tenham a sua durabilidade ampliada exige que se saiba para que serve a manutenção preventiva dos equipamentos.

Muitas organizações só se preocupam em fazer os reparos quando já é tarde e fiquem sem algum equipamento até que ele seja consertado. Imagine se os clientes (ou colaboradores) precisarem usar o banheiro onde sabonete ou papel toalha estejam espalhados, isso definitivamente não irá passar uma boa impressão para seu empreendimento. 

Adenais, não adianta nada investir no melhor papel interfolhado, melhor papel bobina ou produtos como sabonetes antissépticos, se eles irão ficar sendo desperdiçados ou jogados por aí. 

Lembre-se que, além da estética, cuidar dos banheiros e garantir boas condições de uso estão relacionados diretamente à saúde.

 

Saiba para que serve a manutenção preventiva dos equipamentos

As empresas que ainda não conseguiram entender para que serve a manutenção preventiva dos equipamentos e quão importante ela é agora conseguirão ver bons motivos para cuidar dela.

 

Diminui a preocupação e custos

A manutenção preventiva ajuda a reduzir os custos com manutenção e reposição de peças, pois evita que haja grandes danos aos equipamentos. Ao menor sinal de problema, ela já providencia o reparo e evita que sejam necessários grandes consertos.

 

Prevê despesas

Realizar a manutenção preventiva periodicamente e seguir um calendário bem-planejado permite prever as despesas futuras. Dessa forma, você pode programar os custos com mão de obra e peças de reposição.

Evita que as pessoas se machuquem

Equipamentos em má conservação podem quebrar. Só para exemplificar, imagine que o dispenser do sabonete quebre e fique com alguma ponta; quando alguém for utilizá-lo pode acabar se cortando e se machucar, por mais que a ferida não seja grave, ela gera desconforto e uma má-impressão para sua empresa.

 

Não ficar sem os equipamentos do banheiro

Não é agradável o banheiro ficar sem o dispenser de papel ou sabonete, mas isso acontece quando não há manutenção preventiva. Se o item quebra, fica indisponível para o uso, e normalmente não há outro para substituí-lo.

Também evita o desperdício, afinal, quando um equipamento fica quebrado por tempo prolongado, isso facilita o uso errado de produtos tanto por funcionários quanto por clientes, fazendo com que não haja qualquer tipo de controle sobre o consumo naquele local.

 

Prolongar o uso dos equipamentos

Comprar os equipamentos para o banheiro é um investimento caro, por isso é importante conservá-los. Assim, você evita que quebrem e garante seu uso por mais tempo. Dessa forma, os transtornos com substituição diminuem, já que, em alguns casos, o banheiro pode ficar indisponível por um período durante a troca.

Leia também: Gestão de materiais de higiene e limpeza: qual é importância de reposição rápida?

Não sobrecarregar o uso de alguns banheiros

Ninguém quer usar os banheiros em más condições, naturalmente as pessoas acabam buscando por aqueles que estão em melhor estado de conservação. Se na sua empresa a manutenção preventiva não acontecer, alguns equipamentos quebrarão logo e os que estão em melhor estado ficarão concorridos. Com isso, as filas para usar o banheiro podem ficar grandes e os funcionários perderão muito tempo no abastecimento, que ocorrerá com mais frequência, deixando de realizar tarefas importantes.

Depois de entender os benefícios da manutenção preventiva dos equipamentos de limpeza e higiene para a empresa e como ela pode ajudar a economizar tempo, dinheiro e trabalho, é preciso montar um cronograma para que aconteça de forma adequada.

As organizações que não querem ter nenhuma preocupação com manutenção podem deixar isso a cargo de uma empresa especializada, como a Profline.