Início / Higiene Corporativa / 5 passos para otimizar os processos de higienização da sua empresa

5 passos para otimizar os processos de higienização da sua empresa

Quando o assunto é a higienização e limpeza profissional da sua empresa, alguns aspectos precisam ser considerados. Além de produtos de alta qualidade, torna-se necessário realizar treinamentos com a equipe de facilities para a manutenção e a correta utilização dos produtos. 

Desta forma, é possível garantir a economia e a eficiência no processo de limpeza ao mesmo tempo que garante a preservação da saúde da equipe e clientes, ampliando a produtividade de uma forma geral. 

Veja a seguir algumas dicas de como otimizar a estratégia de facilities em sua empresa:

A Importância da Limpeza para o Sucesso de um Estabelecimento Comercial

A limpeza de um estabelecimento comercial é crucial para o sucesso do negócio. Em bares e restaurantes, por exemplo, 32,4% dos brasileiros consideram a higiene do ambiente ao escolher onde vão comer fora, conforme pesquisa do Sebrae e Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Este é o fator mais relevante para os consumidores que frequentam esses locais.

No Brasil, a pesquisa Global Hygiene and Health Survey 2022 da Essity revela que 47% dos brasileiros veem a melhoria dos padrões de higiene em espaços públicos como uma medida necessária para melhorar a saúde pública, acreditam que é dever governamental fomentar ações de conscientização e de acesso a banheiros públicos e produtos básicos de higiene.

5 passos para otimizar a higienização e limpeza na sua empresa

1. Mapeamento do Ambiente

Avaliar o espaço de trabalho para identificar oportunidades de melhorias na higiene, conservação de materiais e saúde dos colaboradores é essencial para a organização do ambiente. Embora essa análise possa levar tempo, é vital para uma boa estratégia de facilities garantir o bem-estar das equipes e o sucesso do negócio.

2. Rotina de Limpeza

Estabelecer uma rotina de higienização das áreas comuns, como banheiros, cozinhas e salas de grande movimentação, deve fazer parte do cotidiano do empreendimento. Para melhorar a organização do tempo, é aconselhável criar um cronograma estratégico que atenda todos os locais, com a indicação de materiais e orientações adequadas para os processos de limpeza junto a sua equipe de facilities. Veja a seguir como montar um: 

O descarte correto de lixo é fundamental para promover a saúde e a segurança dos funcionários, manter a ordem no local de trabalho e contribuir para a sustentabilidade ambiental, além de manter um aspecto limpo do ambiente.

3. Conscientização sobre Higiene

Envolver os funcionários na cultura de higiene da empresa como um hábito fundamental otimiza o fluxo de processos dentro do estabelecimento. Além de divulgar a importância da higiene em reuniões e conversas individuais, é crucial conscientizar sobre os benefícios da limpeza e as consequências de negligenciá-la, utilizando estudos e dados comprovando sua importância.

Baixe nosso material de conscientização gratuitamente para usar em sua empresa.

4. Artigos de Higiene Pessoal

Segundo a pesquisa da Essity, 52% dos brasileiros consideram muito importante que banheiros em espaços coletivos, como ambientes de trabalho, forneçam itens básicos de higiene. Fornecer produtos como sabonete, pasta de dentes e álcool em gel não é uma obrigação da empresa, mas incentiva práticas diárias de higiene pessoal, além de ser uma estratégia de facilities para incluir o asseio na cultura organizacional. Além disso, a qualidade desses itens também deve ser boa para garantir eficácia e saúde. 

Confira o Dispenser de sabonete espuma e álcool gel Santher, ideal para qualquer ambiente profissional!

Leia mais aqui:

5. Investimento em Produtos de Higiene de Alta Qualidade

Investir em produtos como sabonetes líquidos, álcool e guardanapos é importante para promover conforto no ambiente de trabalho, tanto para os funcionários quanto para os clientes. Equipar áreas comuns com pias e dispensers para higienização contribui para a saúde e bem-estar dos colaboradores. 

Ao adotar técnicas e produtos adequados, além de seguir práticas específicas para cada contexto, é possível desfrutar dos benefícios proporcionados pela higienização e limpeza, como redução de doenças e criação de ambientes saudáveis e seguros. Implementando essas práticas, os estabelecimentos comerciais podem assegurar estratégia de facilities que levem a um ambiente mais seguro, limpo e agradável, aumentando a satisfação dos clientes e colaboradores, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental.

Nós da Profline, como parceiros (e não apenas fornecedores) de limpeza, vamos além da comercialização de produtos de higiene. Se você ainda não sabe a diferença entre fornecedor e parceiro, veja nosso artigo aqui!

Conte conosco para otimizar a limpeza e sustentabilidade de seu negócio

Além dos produtos, oferecemos serviços personalizados para outras empresas, como:

  • Treinamentos in loco da equipe de limpeza e setor de facilities
  • Reposição dos produtos
  • Responsabilidade ambiental
  • Auxílio na criação de POP (Procedimento Operacional Padrão)
  • Empréstimo de equipamentos através de parceria de comodato

Aproveite e acesse nosso catálogo para ver todas as nossas opções de produtos!